segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

doismiledez, comofas?

Pois é, 2009 se foi e com ele ficou pra trás um dos mais (senão o mais) legal ano da minha vida até agora: ano em que me formei, ano em que fui Vice Presidente de Finanças da AIESEC em Porto Alegre, sem dúvida, a experiência mais intensa e que mais exigiu de mim até agora, ano em que consolidei e fiz amizades que certamente vou levar comigo pra sempre e que, por fim, me presenteou com uma possibilidade de intercâmbio que superou em 101% tudo o que eu esperava de um intercâmbio (tomara que a realidade confirme isso!).

Agora 2010 taí e, pela primeira vez em alguns anos, definitivamente não sei o que esperar de um ano. Acho que o ser humano, por mais que diga que não, gosta de uma certa previsibilidade. É mais seguro. Incerteza faz o cara sair da sua zona de conforto, às vezes dá um pouco de medo e faz a barriga doer. Por mais que se saiba que coisas boas estão por vir, não adianta, aquele 'sopro' gelado na boca do estômago insiste em dar o ar da graça volta e meia.

Mesmo tendo acontecido um monte de coisa nesses últimos tempos, não tem como eu não dedicar esse post especialmente à minha experiência na AIESEC. Pra quem é de fora pode parecer exagero, mas quem conhece sabe o quanto o trabalho dentro da organização impacta a vida de quem a el se dedica.

Em dois anos, trabalhei em áreas que em uma situação normal provavelmente não pensaria em trabalhar. Em dois anos, conheci pessoas que me marcaram e se tornaram tão fundamentais na minha vida que a impressão que dá às vezes é que os conheço há muitos anos. People, It's all about them, não adianta. :)

Tudo começou em abril de 2008 quando, após duas tentativas frustradas, finalmente fui aprovado no processo seletivo da AIESEC. Como qualquer membro novo, fiquei meio atrapalhado com aquela avalanche de informações que se recebe no DD (Discovery Days, conferência obrigatória para membros novos em que a AIESEC é apresentada aos mesmos). Mesmo assim, eu sabia que a AIESEC guardava algo bom pra mim...não era possível que aquele monte de gente legal reunida num mesmo lugar estivesse ali se aquilo não valesse a pena!

Membrolho novo - DD 2008/1


wHaz̋̋PpPp!!!???

Belezzz, passada a euforia e a loucura do DD e a fase de indução à AIESEC, chegou a hora de escolher o time em que eu gostaria de atuar. Eu queria muito viajar e estar em contato com intercambistas, logo, o time escolhido tinha que ser o de Exchange, não tinha outra. E foi pra lá que eu fui, mais precisamente pra área de Match (atual OGX - Outgoing Exchange - responsável por assessorar membros daqui que querem viajar a fazer intercâmbio).

Exchange Team 2008/1

Antes de iniciar o trabalho de fato no time, ainda me candidatei a OC do EPA. OC? EPA? WTF? Na linguagem da AIESEC, OC = Organizing Committee; EPA = Evento para Pais e Amigos, afinal, se para quem entra na AIESEC a organização às vezes parece um tanto abstrata, imagina para os nossos pais e amigos. Bom, em maio ocorreu o EPA, com a presença de mais de oitenta pessoas entre pais, amigos, namorados (as) e membros, foi bem tri!


EPA - maio de 2008

A nota nessse caso foi que faziam parte do OC EPA junto comigo, a Cíntia e a Amanda, que viriam a ser minhas colegas de EB (Executive Board, diretoria da AIESEC) em 2009, além da Deborah, que foi a OCP. MAKTUB! :P

O trabalho foi andando no time X até que, na metade de 2008 começaram os preparativos do Processo Seletivo 2008/2. A Luciana Saraiva (Lubba) foi escolhida OCP (Organizing Committee President) e eu decidi tentar o desafio de trabalhar com o processo seletivo, me postulando a OC Communication, sendo responsável pela divulgação da seleção bem como contato com os candidatos.


OC Talent Hunters -Ética na seleção, hehehe...


Faziam parte do OC, além de mim e da Lubba, a Mari Jacques e a Dé! Trabalhar no OC foi de mais, uma baita experiência! Foi bem tenso em alguns momentos, cansativo em outros (ambos em muitos outros) mas depois ir pro DD 2008/2 e ver aqueles membrinhos novos lá, selecionados e faceiros não tem preço!


DD 2008/2 - F*cking excellent!

Estar totalmente envolvido com o a AIESEC, passar, alguns dias, mais de dez horas (sim, isso aconteceu) trabalhando para o processo seletivo e não reclamar me fez ver o quanto eu gostava e me identificava com aquela função toda e me despertou a vontade de contribuir de uma maneira mais efetiva com a organização.

Logo depois do PSel, decidi ir pra TM (Talent Management, equivalente ao RH) pra atuar em mais uma área e tentar tornar minha visão sobre a organização mais holística.
Foram três meses trabalhando em TM, onde atuei fazendo a avaliação da visão dos líderes do escritório sobre a organização, tive contato com líderes de todas as áreas, foi bem bom.


TM Team 2008/2

Faltava pouco tempo para o início da seleção da nova diretoria e eu comecei a me questionar se ser parte do EB estava alinhado com o meu plano de vida.
Depois de conversar com algumas pessoas e pensar bastante, vi que sim, estava alinhado e me postulei a Vice Presidente de Finanças da gestão 2009.


Dia da eleição...tenso! O_o



tipo assinhó, fui eleito! \O/

E junto comigo, Cíntia, Rey, Amanda, Pedro e Cereja, inspirados por uma traveca cearense, formamos o EBurning!


EBurning versão 1.0

Em abril, o Dani se juntou ao time:


Eleição? VP? Água?



EBurning versão 2.0

Bah, é difícil falar sobre o que foi a experiência como EB. O ano do cara é uma montanha russa, se experimenta tudo que é tipo de sentimento: alegria, frustração, preguiça, disposição, felicidade, raiva, orgulho...às vezes, boa parte desses sentimentos todos juntos! A gente aprende junto, erra junto, tem sucesso junto, enfim, cresce junto! E, paralelamente, se estreitam os laços de tal forma que, quando tu te dá conta, já se tornou íntimo daquelas pessoas, sabe do que eles gostam, do que não gostam, reconhece sinais, enfim, de time a gente se torna amigos pra vida. Fora o que se ri com as piadas, travequices, imitações um do outro...como esquecer dos "aaaaai meu deeeuuuusss!!!!" da Cereja, dos ataques de autismo do Dani, do "bahtzrinéam?", da Amanda, da Cíntia chegando ligada em 220V na reunião com seus "dedos de reserva", do Pedro e sua ironia que lhe é tão peculiar (heheh...) ou do Rey gritando pra colocar ordem nessa gaiola de gente louca! Ééé, dá saudade!

E, claro, não poderia deixar de falar do meu timão de Finanças, que tanto me ajudou, especialmente no início, quando eu tava mais perdido que cachorro que caiu da mudança. O número de pessoas do time oscilou entre seis e três pessoas ao longo do ano, mas o que foi comum em todos esses momentos foi a relação de parceria e amizade que nós desenvolvíamos.


FTeam - março/2009



Finance Street Boys #vergonhaalheia


Finance Street Boys - a segunda vez é ainda melhor! #dignidadefail

FTeam - outubro/2009

O ano foi passando, veio Plan, veio PSel 2009/2, veio DD 2009/2, membros novos, dei meu raise (cadastro do currículo no sistema de AIESEC para procurar vagas de intercâmbio). O segundo semestre do ano foi bem intenso, e voou! Quando eu vi, já tínhamos um novo presidente eleito e uma nova diretoria. Lembra do início quando eu disse que ..."conheci pessoas que me marcaram e se tornaram tão fundamentais na minha vida que a impressão que dá às vezes é que os conheço há muitos anos..."? Pois é, as pessoas que vão tocar o barco em 2010 fazem parte desse grupo também! Fico muito feliz de ver gente tão foda e tão querida pra mim à frente dessa organização que eu amo tanto!


EBurning com os EBabies!

E o final do ano me presenteou com a notícia que eu sempre quis ter: depois mais de um mês e meio de seleção, fui aprovado para trabalhar na área de finanças da Shell em Cracóvia, na Polônia, por um ano e meio! No total, vão pra essa mesma vaga dez pessoas, sendo seis brazucas (um deles é o Ovelha, LCP 2009 da @SM) e quatro portugas!
Superou totalmente todas as minhas expectativas em relação ao que eu esperava de um intercâmbio, tomara que a realidade confirme isso!

Shell Shared Services Center - Cracóvia, Polônia

Daí, veio a CONAL em dezembro (conferência nacional em que ocorre a transição oficial das diretorias). Embora nosso CL não tenha sido premiado em nenhuma categoria, demos um grande salto em relação aos outros anos: passamos em todos os critérios de auditoria além de termos aumentado o número de intercâmbios realizados, ou seja: deixamos um escritório bem estruturado, pronto pra matar a pau no próximo ano! Isso por si só já faz valer a pena todo o trabalho!


EBurning e EBackstage - CONAL 2009

Mas o que eu quero dizer que com tudo isso? Quero dizer que, como disse um ex-membro certa vez, "a AIESEC é um espelho: tudo que você faz por ela, ela faz por você". O teu nível de aprendizado, satisfação e todos os demais sentimentos de que falei ao longo desse texto são proporcionais ao teu grau de envolvimento com a organização. A AIESEC é uma espécie de playground de gente grande, onde se pode experimentar, tentar, errar, tentar de novo, até acertar e, pode ter certeza de que, mesmo que às vezes não pareça, sempre haverá algo que AIESEC pode oferecer que vai fazer a diferença, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. Tá difícil enxergar isso? Procura alguém com mais experiência dentro da organização, troca idéias, expande a tua rede de contatos, a AIESEC é isso também! A minha experiência dentro do escritório foi até VP, mas existe um mar de opções, desde OC de conferência, passando por membro de times nacionais, EB, MC, AI e blá! Cada opção oferecendo diferentes desafios e formas de crescer e se superar!

Bueno, depois desse pequeno tratado, me dispeço! Na próxima terça, 26/1, às 19h20, embarco rumo às terras polacas! Espero já fazer o próximo post de lá!

beijo do gordooo, uoooou!


6 comentários:

  1. Amaaaaaay Bini! Com certeza, deve ser muito 'complexo' descrever tudo isso, essa sensação toda e bla. E ah, pode ter certeza que a analogia do espelho funciona pra tudo, especialmente no carinho e na admiração das pessoas e na gratidão que a @PA tem por ti e por tudo que tu fez/te dedicou/travequiou por ela =) Sentirei(mos) saudades mas, acima de tudo, por aqui vai tá todo mundo bem e feliz te vendo realizando um sonho no meio dos polaquinhos! Enjoy and have the best XP ever! Com já saudades, Carol.

    ResponderExcluir
  2. ganhei menção honrosa pelo autismo! tenho um lugar especial na história... :P

    ResponderExcluir
  3. Vini, ficou maraaaaa.
    Vou te seguir rsrsrs
    bjooos

    ResponderExcluir
  4. vini! otimo depoimento! aumentou mais ainda minha vontade de voltar a aiesec!!!
    boa sorte nessa nova experiencia!

    ResponderExcluir
  5. Aaaah, mto comprido o post, outra hora eu leio. Ficarei acompanhando de perto o Vineco na polonia.
    Abraço!

    Julio

    ResponderExcluir
  6. eu, quem diria, dei uma olhada dinâmica no teu blog

    ResponderExcluir