terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Tak tak tak, I'm back!

Sim sim sim, tô de volta! Fiquei quase duas semanas away do blog primeiro porque, ao longo deste mês, os treinamentos são durante todo o dia e à noite, quando tava em casa, dava preguiça de escrever e, depois, tava meio sem novidades, portanto, seria melhor deixar acumular um pouco mais de fatos . Na verdade, mesmo agora não tem muita coisa, heheh, mas vamos lá.


No último fim de semana teve o Reception Weekend (RW) para os trainees da AIESEC Polônia, em Wrocław (momento “Sim, polonês é bizarro:” “Wrocław” se lê “ Vrotzsuáv”. O “L” cortado tem som de “uo” ¬¬...e eu achando que se falava “Vroclav” ou então “Vroclau”...pff, doce ilusão!).


Sobre a cidade: Wrocław é a capital da região da Baixa Silésia, localizando-se a uns 270 Km à noroeste de Cracóvia. A cidade tem pouco mais de 600 mil habitantes e, ao longo da história, fez parte da Boêmia (atual República Tcheca), Áustria e Alemanha, tendo sido 70% destruída na Segunda Guerra. Ao contrário de Cracóvia (que não foi destruída), a cidade conservou pouco da arquitetura original, visível principalmente na região central, que detém um casario colorido em estilo alemão bem giro (“giro” é como os portugas dizem “legal”, heheh...). Há umas igrejas bem bonitas, é cortada pelo rio Oder, e, em uma das ilhas no rio, tem uma catedral e uns bares/restaurantes, nice! É cheia de pontes, etc., etc....simpático o lugar maaaas, ainda prefiro Cracóvia, hehehe! =P


Centro


Catedral em uma das ilhas


Mais fotos aqui


Aqui na Polônia, pelo jeito, tem RW todos os meses, parece que o próximo será dia 5/3 em Varsóvia. Cada RW visa “recepcionar” os trainees que chegaram no país no último mês. Neste que nós fomos tinha uns vinte e poucos trainees (muita gente não foi), galera do Brasil, Índia, Taiwan, China (hihihihihi), Indonésia, etc. Seria tri se desse pra fazer isso no Brasil também, mas imagina o custo que seria pra um trainee de Manaus, por exemplo, ir pro centro do país só pra se integrar, hehehe, foda! A não ser que se fizesse algo a nível regional, sei lá, só com trainees da região sul, por exemplo...enfim.


Beleza, na sexta, depois do trabalho, eu, Ovelha, Krysthian, Pedrão, Gabriel, Luís, Jhonny (vulgo “Bracinhuxx”) Jaques e Rafa (trainees brasileiros que estão fazendo intercâmbio em ONGs aqui de Cracóvia) pegamos o trem em direção a Wrocław. Cinco horas depois, chegamos. Estavam nos esperando na estação um pessoal da AIESEC de Wrocław, comemos no Mc Donald’s e seguimos A PÉ (quase virei um sacolé naquele frio) até o lugar onde íamos ficar. Parte do pessoal ficou na casa de alguns AIESECos e outra (na qual eu me incluía) ficamos na casa do estudante lá da cidade...sobre o local, bom, me senti na Febem, Carandiru e/ou derivados, hehehe, mas vá lá, pelo preço que pagamos e pra ficar só duas noites, quebrou o galho.


O destino é um só. Há!


Pedrão no corredor do Carandiru



Deixamos nossas coisas lá e fomos, de novo, A PÉ (incrível, as pessoas lá são meio masoquistas, só pode!) pra festa num lugar de black music....huahuahuahue! Quem me conhece pode imaginar a minha cara quando entrei no tal lugar, né? A solução foi uma só, heheheh....até que em determinado momento a música começou a ficar ok, acho que foi efeito do álcool.


No sábado, tomamos café no refeitório da universidade e à tarde fizemos um city tour, fomos a um museu e ao centro histórico, bem interessante. À noite, de novo, tinha festa, dessa vez num lugar de música cubana só que, um pouco antes de nós chegarmos, estourou uns canos de esgoto do local e não deu pra ficar lá, hahahah, sério! Eu nem cheguei a entrar, mas a galera que entrou disse que tava um fedor de fossa e que os funcionários ficavam passando Bom Ar no lugar, sem sucesso, lógico. Dado o, digamos, “impedimento sanitário” do recinto, fomos catar outro lugar pra ir. Rodamos até que encontramos uma buatchy meio underground (gostei!) e lá ficamos na festa, no melhor estilo polonês: gente dançando como se não houvesse amanhã, muita gente fumando, cerveja relativamente barata e por aí vai...


No domingo, nos acordaram às 9h30 pra ir numa feira de turismo que tava rolando na cidade...interessantezinha até, só que uma hora encheu o saco e fomos dar um volta sozinhos. Às 18h, pegamos o trem de volta, chegamos às 22h30 na Krakowlândia. Valeu o fim de semana, bom conhecer uma cidade diferente!


Vinisofia: cara, incrível como um intercâmbio meio que te tira do eixo! “Tirar do eixo” no caso não tem o significado de pirar o cabeção (tá tá, às vezes tem), mas sim, fazer o cara refletir, repensar no futuro, mudar alguns paradigmas, enfim, sair da zona de conforto MESMO! Eu, antes de chegar aqui, era todo planejadinho: “ah porque, eu vou ficar 1.5 ano na Polônia, aí depois faço um mochilão de um mês pela Europa, depois volto pro Brasil, fico uns dois meses e volto pra Europa pra fazer mestrado e blá blá blá!”. Pfff, besteira! Não sei se com todo mundo é assim mas, foi eu pisar aqui que parece que as certezas sumiram, muito louco! E no fim isso até que tá sendo bom, não reclamo! O negócio é deixar a vida acontecer, buscando, claro, um mínimo planejamento, mas sem engessar muito as coisas. Ficadica (pra mim, inclusive).


Frase topeira-nível da semana: "dzień dobry" (lê-se “djin dobre) = bom dia. Nota: semana passada, eu todo pimpão no centro, fui comprar uma rosquinha numa barraca e soltei sem querer um dzień dobry pro vendedor. Eram 19h da noite.


Feito então! Amanhã vai ter uma janta de integração de toda equipe num restaurante, detalhe: pago pela Shell, ou melhor, Mãe Shell, com a gente diz, hehehe. Investimento em team buiding é tudo! =D

7 comentários:

  1. ah pimpão, como sempre escrevendo coisas interessantes. Me intriga saber se tu realmente escreve tudo que aconteece por aí... hihihihihi you are banned!

    ResponderExcluir
  2. ahhh posts gigantes!!

    mas todos lidos!
    Agora eu volto para minhas leituras de casa grande e senzala =/

    parece estar divertido aí.. e sobre a vidinha em hostel, dos posts anteriores, é muuuito divertido, acho melhor que conferência, tem gente mais bizarra.

    Curti muito a arquitetura da cidadezinha, lugarzinho assaz aprazível.

    ResponderExcluir
  3. Prepare os seus posts para serem empacotados para presente e usados pelo time de OGX para vendeeeer o intercâmbio! Hihihihi.
    Querido, é muito bom ler teus updates. Li os 2 últimos posts, enfim, nao me lembro, mas me considero atualizada.
    Muitos abraços! Upaaaaa!

    ResponderExcluir
  4. Vini!
    teu blog tá ótimo!um pouco d td e super bem escrito! to adorando!
    os posts empacotados pelo time de OGX chegarão ao time de MKT e vamos bombar de intercêmbios!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Vinemm q saudade guri! Coisa boa o teu post, parece muito diver por aí! Espero que seja cada dia melhor, e mais louco :)
    vê se aprende uns palavrões em polonês pra nos ensinar!

    Begos
    fema

    ResponderExcluir
  6. Amoreee! Tô adorando ler as tuas aventuras por aí! Muuito engraçado, porque eu lendo os teus posts me lembro de várias situações que passei no meu intercâmbio também! hahaha Pode ter certeza que o início é complicado, mas depois que tudo se acerta, vão ser os melhores dias da tua vida, tenho certeza! Continua mandando notícias! Ahh, adorei saber que tu tem amigos Tugas, saudades desse sotaque bué d fixe, pá! Beijãoooo

    ResponderExcluir
  7. adorei, lindo! e te imagino sendo um sacolé hahaha beijão

    ResponderExcluir