quarta-feira, 17 de março de 2010

blá blá blá, rotina sachê

Cześć! Depois de quase duas semanas, o brógui volta à ativa! Pelo que eu tou vendo, acho que a tendência é os posts de agora em diante ficarem mais curtos e espaçados a medida que a rotina vai engrenando e as novidades se tornarem mais esparsas, normal, acho eu! Tava pensando nisso dia desses, em como as coisas se tornam corriqueiras depois de um certo tempo, a ponto de não serem interessantes o suficiente para serem reportadas num blog, por exemplo... Tirando o fato de estar em outro país, minha rotina aqui agora é normal: dorme, acorda, trabalho, mercado, faxina, festa, uma que outra viagem, etc. (não necessariamente nesta ordem, exceto o “etc”, heheh...).

Domingo retrasado, mais um fim de semana na Krakowlândia, o que fazer? Vamos à Mina de Sal, eEeEe!!! Eu, Luís, Ovelha, Tasssinha, Gabriel e mais duas amigas do Gabriel fomos à Mina de Sal de Wielicka (lê-se “Vielikssa”), cidadezinha a 15 minutos de Cracóvia. A mina é daqueles lugares de que não se espera nada mas que no final surpreendem! Resumindo: como o próprio nome já diz, a mina era utilizada na extração de sal desde o século XIII. À época, o sal possuía grande valor comercial por ser utilizado na conservação dos alimentos (tanto que o pagamento dos trabalhadores da mina era feita em sal). Momento cultural: daí que vem a palavra “salário”, rá! Tá, voltando, a mina está localizada a mais de 90 metros de profundidade e possui diversas capelas, câmaras, túneis e até mesmo uma catedral, todos esculpidos em sal, genial! É considerada patrimônio mundial pela UNESCO e realmente vale a visita, toda guiada por uma guia em inglês. Ficadica! Agora, dos hot spots cracovianos (e das adjacências) só falta conhecer Auschwitz, mas este vou deixar pra conhecer quando o clima ficar mais quente e ensolarado, tendo a vista a morbidez do local (nativos já recomendaram a ida nestas condições, então já viu né, heheh...).

Fotos da mina aqui!

Bom, depois de quase dois meses de Polândia, algumas constatações pipocam naturalmente:

1. Em países de clima frio, shoppings centers são tão essenciais quanto as coisas mais básicas. Sério, imagina passar de outubro a março sem poder ficar na rua, em um parque ou numa praça e sem opção de lazer? Tá louco, impossível! Eu não era um freqüentador assíduo de shoppings em Porto Alegre (aliás, sempre achei o “passear em shopping” uma coisa meio sem sentido), ia geralmente pra ir ao cinema ou comprar alguma coisa específica, mas aqui, se o cara exclui essa opção, no inverno sobra pouca coisa, além de esquiar, hehehe. Felizmente, Cracóvia tá bem servida neste sentido, há três shoppings grandes (do porte do Iguatemi), o Galeria Krakowska , o Bonarka e o Galeria Kazimierzs, no bairro judeu. Todos bem grandes, com muitas lojas, cinemas, etc. Mas uma coisa é fato: shopping é tudo igual, seja em Porto Alegre, Pindamonhangaba ou Cracóvia, hehehe...

Ovelha encontra parente distante em livraria da Galeria Kazimierzs


2. Velhotas polonesas dão no saco: sério, o cara foi educado a sempre respeitar os mais velhos, a ceder o banco no ônibus quando uma pessoa mais velha entra e tudo mais que a etiqueta manda, mas porra, as véias aqui na Polônia se superam! Na parada, elas ficam paradas em pé no meio fio da calçada só para, quando chegar o ônibus ou o tram (bonde) subirem correndo pra pegar lugar pra sentar, e pra isso não se furtam em utilizar seus dotes ninja ocultos, como acotovelar, empurrar ou dar um duplo twist esticado seguido de uma rasteira...(tá, esse foi por minha conta. =P). Chegando ao banco, se sentam que chegam a se esparramar, em geral, são bem gordenhas e usam uns casacos de pele do tempo do Roque Santeiro, parecem uns ursos, hahahah!!!

Exemplar típico


3. Polonês (nem todos) não tem bunda. Tá, isso vindo de uma pessoa do Brasil, o país da bunda, pode parecer exagero, mas é verdade: em geral a retaguarda polaca é menos favorecida, a ponto de não chamar muito a atenção. Isso se reflete, inclusive, nos manequins de loja, todos desbundados também...

4. Sucos cítricos: desisti de tentar comprar aqui. São simplesmente horríveis e azedos a ponto de não se conseguir terminar uma garrafinha. A solução é ficar no bom e velho suco de maçã (há trocentas variedades, de todos os preços e tamanhos) ou então nos sucos de frutas vermelhas (morango, amora, mirtilo...) que são ótimos. O mesmo vale pra couve-de-bruxelas maldita, êta negócio amargo da porra! Diz o pessoal que tem que comer a parte interna dela, que a casquinha é mais amarga mesmo...voltaremos!

De constatações é isso por hora, a medida que eu for lembrando coloco mais.

De novidade, bom, só que o Guto (amigo lá de Porto Alegre, que tá fazendo intercâmbio na Nokia, em Budapeste) veio me visitar no findi! =) Foi bem legal, ele chegou no sábado à tarde, o levei pra comer umas comidas típicas, houve uma tentativa frustrada de ir a uma festa, tomamos um chima, enfim. No resto do tempo, ele se virou mais sozinho, pois como eu trabalho de dia não podia acompanhá-lo, pena! Ele foi embora hoje à tarde...em maio, vou retribuir a visita, pode me esperar com o chimas, Gutão, hehehe...

Eu, Gutão e o que sobrou dos pierogis e do zourek

Gutão e cabeça-que-ninguém-sabe-o-que-significa

Gutão e a Pimenta da Market Square (reparem na empolgação da pimenta)


Outra novidade é que o destino da Páscoa foi definido: ROMA, CARISSIMO! =D Dia 2 de abril, às 6h, eu, Ovelha, Pedrão e Gabriel partimos rumo a Città Eterna, ficamos até dia 5 de manhã. Finalmente vou conhecer a minha segunda pátria, heheh...

Frase topeira nível da semana: dziękuję bardzo! (lê-se “djin cuia bardzzo”) = muito obrigado! Uso toda hora, até quando não precisa, hahaha!

Tá, vou desligar
.
.
.
.
.
.
.
Tô desligando
.
.
.
.
.
.
DESLIGUEI, tchau!

7 comentários:

  1. Cara puta merda! Vo dar um APUD certo pro meu blog ali no item dos velinhos poloneses cedentos por lugares no onibus, aheuaheuae. Chega a dar medo a velocidade com que eles pegam um lugar no bus com 700 sacolas na mão e o casaco de pele que provavelmente eles devem ter feito a mão a uns 50 anos atrás (depois de caçar o urso/raposa etc).

    ResponderExcluir
  2. hahahaha muito bom!!!
    vini tem que ser colunista no diario gaucho! escreve bem textos de amenidades! ;)
    - a emoção da pimenta é algo!

    ResponderExcluir
  3. Roma? Safadzeenho! Aproveita, tira fotos e nos mostra depois aqui no brógui! Abcs

    ResponderExcluir
  4. como assim, não tem bunda? sofrimento, colega! hahaha!

    ResponderExcluir
  5. Vini, amei a postagem! Tu podia virar um reporter dando voltas ao mundo e relatando tudo nesse estilo cômico-crítico-cultural-que-näo-poupa-velhinhas-ninjas :)
    A mina de sal parece lindíssima!

    ResponderExcluir
  6. Filho, adorei ler teu blog. Me divirto muito com ele. Gosto da maneira bem humorada de como escreves. Peço que atualizes sempre que puderes. Fico esperando uma nova atualização, o pai e a Renata também. Muitos conhecidos(as) nossos também já viram e adoraram. Portanto, tens fã clube. Li o blog do Ovelha e do Pedro e também adorei. Complementa bastante.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. Bah Vinizao, essa veinhas são tri mal educadas, tu esquecestes de falar que elas são tri fedidas e tritri bigodudas na maioria das vezes.hahahaha
    E com relação a couve de bruxelas eu tenho uma dica: tiras a casca e o miolhinho vc mistura no pure de batata, fica baum tche!
    Dona Vani, é uma honra ter a senhora lendo o meu blog, tentarei ser mais polido no meu linguajar, hehehhehe!!!
    Vini, sou parceiro em Roma em!!!
    Abs

    ResponderExcluir