quinta-feira, 4 de março de 2010

olha a kurva!

Cześć, jak się masz? Antes de começar, vou responder algumas perguntas que o pessoal fez nos comentários do último post:


- Jaque, sim, trouxe erva, cuia e bomba! =) Trouxe dois pacotes, não tou nem na metade do primeiro porque não tenho tomado chimas com tanta freqüência...

- Dani, é verdade, encontrei guaraná e erva aqui sim, numa loja de artigos internacionais num shopping! O guaraná custa 5,50 Zloty (aprox. R$ 3,40). A erva não vi quanto custava, mas deve ser acima do preço normalmente pago aí, sem dúvida. E essa erva não é bem a que nós usamos no RS, é aquela mais fina, que os argentinos e uruguaios usam.


Ah! "kurva" em polonês é puta, hahahahah! Tem gente que usa isso como vírgula, fala o tempo todo...


Entonces, no último fim de semana, a Família Krakowlândia se tocou pras montanhas! Pegamos o ônibus pra Zakopane sábado às 8h30. A cidade fica a um pouco mais de 100 Km daqui, mas como tava nevando bastante para aqueles lados e tinha muito trânsito, só chegamos perto das 11h.

Chegamos na rodoviária, pegamos um microônibus até nossa pousada, deixamos as coisas lá e seguimos pra catar algum lugar pra almoçar. Encontramos um restaurante que servia um prato com costela de porco, salada e batatas, muuuuito bom, gostinho de comida caseira! Já as gurias pediram um peixe que vinha com uns vegetais ralados, tinha um troço branco ralado que parecia nabo ou coisa assim só que era forte PRACA*ALHO, nunca vi coisa mais apimentada! Vi desavisados (tipo eu, heheh) meterem uma baita garfada daquela merda na boca...Jesus me chicoteia!!! Que negócio forte, quase morri...

À tarde, pegamos um trenzinho que leva pra parte alta da cidade (onde estão as pistas de ski) e começamos a nos preparar. Alguns (eu inclusive) preferiram ski, outros snowboard. Aluguei os skis (25 zl pra ficar o dia inteiro) e segui com a galera. HAHAHAHA, sério, rimos muito!! Era cada tombo e escorregadas que dava até dó, mas foi divertido! O segredo do ski é aprender a frear, o resto vem com o tempo.

Heheh, era engraçado ver nós, uns marmanjos lá apanhando pra ficar em pé no negócio, ao passo que tinha umas crianças de, sem mentira, 4, 5 anos, DESTRUINDO no ski, HAHAHAHA! Sério, tinha um gurizinho que descia a pista e fazia manobras tão bem que a impressão que dava é que ele saiu esquiando da barriga da mãe dele, heheh, humilhava demais!

À noite, parte da galera foi numa festa, mas minha garganta tava doendo e eu tava moído, fiquei na pousada mesmo.

No outro dia, demos um volta pela cidade e à tarde fomos pra um lugar onde tem uma trilha que leva a lugar nenhum, heheh...acho que o que mais valia era o caminho mesmo, muito bonito, mas eram 14 Km ida e volta, fui até uma parte e voltei.


Praticamante um suíço, é uma crasse!



Montes Tatra



Turista


Pedrão sendo ressuscitado após a 14125ª queda, heheh...



Mais fotos aqui.


Tinha comentado no post anterior que havíamos conseguido um apê novo...pois então, já nos mudamos! Bah, agora sim sinto como se tivesse uma casa aqui: quarto bom, cama, armário pra guardar as coisas, apê todo mobiliado e equipado, delícia! O outro apê em que morávamos também era bom, mas oito cabeças sob um mesmo teto é demais...mais um pouco, a ANVISA polaca (Anviska? Anwisla? Uahuahuahe....) ia bater à porta do apê e interditá-lo de tanta sujeira, heheh...


Mas a mudança não ocorreu sem que rolasse um estressezinho com a AIESEC daqui. Diferentemente de como fazemos em POA, aqui, eles fazem contratos com os donos dos aptos. (em geral, ex-membros da AIESEC) por um ano ou mais e vão metendo trainees lá dentro. No nosso caso foi a mesma coisa: fizeram um contrato (sem nos avisar) com o dono do apê e nós, teoricamente, teríamos que ficar indeterminadamente lá dentro. A questão é: não havia camas pra todos (eu tava dormindo no colchão), faltavam muitos utensílios no apto. (que foram comprados no dia que nos mudamos pra lá) e depois ainda queriam nos cobrar!!! Imagina, onde já se viu ter que pagar pra mobiliar um apto. que nem é nosso?? Ahhh, no cu, papagaio! A sorte é que alguns de nós tiveram uma boa experiência de AIESEC e sabíamos como as coisas tinham que ser, batemos o pé e conseguimos contornar a situação. Segunda passada, a Natalia (coordenadora dos trainees da @Krakow), o VPTM (Vice Presidente de RH) e o LCP (Presidente) da @Krakow foram no apê ter uma reunião conosco pra saber o que tava havendo...depois de muito conversarmos, chegamos numa solução e ficou tudo bem pra ambas as partes.


Mesmo com esse problema, não me queixo do serviço da AIESEC daqui, tem que tentar entender o lado deles. Segundo dados que peguei no MyAIESEC (intranet da AIESEC) a @Krakow é o 9º escritório do mundo que mais realiza intercâmbios: só ano passado, foram pouco mais de 150...C-E-N-T-O E C-I-N-Q-U-E-N-T-A, somente atrás de escritórios da China e da Índia! (em Porto Alegre, nos borramos pra realizarmos 33, hehehe...). Vale lembrar que o trabalho na AIESEC é feito voluntariamente por jovens que estão buscando aprendizado e desenvolvimento, é natural que, com um volume tão alto de trabalho, nem sempre as coisas saiam perfeitas. Os membros são interessados, correm atrás e aceitam feedback, é o que importa.


Meu quarto


Hall de entrada


Banheiro



Cozinha



Flaaaat mates!



Como não abrir uma garrafa de vinho com um parafuso e um martelo


No mais, tudo indo. O treinamento na Shell entrou num novo estágio: desde a última segunda, estamos tendo treinamento com as pessoas lá do Brasil que desempenham o mesmo trabalho que vamos desempenhar aqui. Ficamos o dia todo vendo como é o trabalho deles via conferência (podemos ver a tela do computador deles a partir do nosso), fazemos perguntas, somos questionados, enfim. Mês que vem, a coisa se inverte: nós trabalhamos e estas pessoas vão nos assistir, nos corrigindo quando necessário. Em maio sim, vai ser nós por nós mesmos, solitos! Depois de três meses acho que já rola uma certa autonomia, heheh...


Minha mesa...



...com direito ao lendário Porquinho do Intercâmbio




O grande dilema agora é: onde passar o feriadão da Páscoa? Hahahah, dúvida cruel! Já vimos umas passagens beeem em conta pra Roma, Milão e Colônia, na Alemanha. Viena tá no páreo também. A única certeza é que não vai ser em Cracóvia, hehehe...


Curiosidades:


- aqui, pedestre que atravessa a rua com o sinal fechado leva multa...e pesada. É comum ver pessoas paradas, à noite e no frio, esperando pra atravessar a rua mesmo quando não passa um carro sequer pra contar a história, parece um bando de bobo. E eu me incluo na jogada, hahahah! Não vou ficar dando mole à toa;

- nas refeições, não se costuma comer dois carboidratos juntos, ou tu come arroz ou tu come batata, os dois juntos, não. Eu tou nem aí, lá na Shell sempre peço um pouquinho dos dois, heheh...o carinha que serve fica olhando, mas azar.


Por sinal, as pessoas aqui comem pouco, já observei isso. Eles tomam café cedo, depois no fim da manhã comem de novo algo leve (no horário que seria o nosso almoço) e na metade da tarde sim, almoçam de verdade! Em geral se alimentam bem até, é muito raro ver um polonês gordo (eu, até hoje, só vi uma véia bem gorda na rua certa feita, hauahaue! Sério, quase não tem gordenhos aqui!).


Frase topeira nível da semana: przepraszam! (lê-se “pxepraxam”) = com licença. Uma frase que abre portas, literalmente, hahahah! No bonde ou no ônibus, é só dizer przepraszam (é só fazer uns ruídos tipo “pshhhh prashhh mmm”) que as pessoas te deixam passar. Mágico! =D


Tá, cansei de escrever, t-chau!

6 comentários:

  1. Olha só, Vini Vancouver 2014!!!!
    ihaeiEHIEAIhaehiaHIEihae

    Curti tuas acomodações... valeu msm a pena bater o pé.

    Que bom ver o porquinho ali... eu e o Phil que escolhemos ^^

    Tá... chega de comentários random

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Tem lugar pra receber amigos no novo apê? =P Muito tri o ap!! Legal ver que as coisas estao dando certo por ai! Abcs!

    ResponderExcluir
  3. teu quarto aí é melhor que o meu aqui! hahaha!
    próxima palavra em polonês tem que ser prochasca prontofalay.

    p.s.: viena!

    ResponderExcluir
  4. Bah, adorei teu ap novo todo, equipadinho.
    Aproveita!
    Acho que eu ia desistir de tomar aquele vinho, até comprar um abridor decente. Heheh

    ResponderExcluir
  5. Vineee
    Thanks pela resposta ;)
    duas coisas: 1- teu ap tá um luxo! 2- hj tbm comi batatas e arroz no ru, mais o feijãozinho! tudo chunto! heahaeahea
    Se cuida, bj grande!

    ResponderExcluir
  6. Oi Vine!
    Mto legal as fotos no ski!
    Legal que conseguiram troca para outro ape, mto legal esse por sinal!
    Bjos

    ResponderExcluir