terça-feira, 22 de junho de 2010

Batata frita, cerveja, chocolate e reencontro*

*AVISO: o tópico ficou grande (tá, depende do que tu considera grande) mas enfim, saiu maior do que tem saído ultimamente.

Esta foi a tônica que marcou o último fim de semana, passado na Bélgica. Cervejas belgas (sem exagero, as MELHORES que tomei até hoje), batata frita (invenção belga, segundo os mesmos, tem até museu sobre. São vendidas em cones de papel como este e podem vir com molhos em cima, uma dilíça. O negócio é levado tão sério que eles chamam batata frita de "Belgian fries", não de "French fries", como usual), chocolate (não sei se o "melhor do mundo", afinal, ainda não tive a oportunidade de experimentar todos os chocolates do mundo mas, sem dúvida, ótimos) e reencontros, estes, sem dúvidas, pontos altos da viagem.

Cheguei à Bruxelas 19h30 passada, na quinta. Foi me receber na estação a Ágatha, de Porto Alegre, que fez intercâmbio na Finlândia até maio e agora trabalha num projeto de um escritório da AIESEC em Bruxelas antes de partir pro seu segundo intercâmbio, agora em Taiwan (viajadeira a moça, heheh!).
Muito bom reencontrá-la, bah, demos uma voltas pela região central e, entre uma cerveja e outra,conversamos muito, sobre tudo: desde vida pessoal até a vida intercambista, desabafos sobre coisas que nos incomodam, bobagens, enfim, papo bom!


Um pouco mais tarde, o Badr foi nos encontrar bah, passou um filme na minha cabeça! O Badr é de Bruxelas e foi trainee em Porto Alegre entre fevereiro e setembro do ano passado e, junto com a Yta (do Peru) foi trabalhar em uma ONG patrocinados por um projeto nacional da AIESEC. Os dois me marcaram muito pois, além de terem sido um dos nossos primeiros trainees ano passado, eram meus vizinhos (eles moravam no mesmo apê, do outro lado da minha rua), logo, eu vivia lá, fosse assistindo filme e/ou bebendo vinho, fosse fazendo concentra pra alguma festa ou simplesmente batendo um papo e, dessa forma, foram os primeiros trainees de quem eu realmente fiquei amigo, enfim, deixaram saudade!
O Badr continua o mesmo figura de sempre, com os seus "éé, como se dice?", "parece bem, no?", hehehe...


Sobre a Bélgica: me surpreendeu, pois constatei que algumas coisas que eu já sabia são muito mais intensas do que pareciam como por exemplo, a grande divisão que marca o país.
A Bélgica é dividida em três regiões: Flandres (ao norte, de cultura holandesa e falantes do flamengo [variante do holandês] e economicamente mais desenvolvida), Valônia (ao sul, fracófona e economicamente menos desenvolvida que Flandres) e a região de Bruxelas-Capital (ao centro, bilingüe e centro econômico, político e financeiro do país). As regiões vivem em harmonia, mas há um grande sentimento separatista por parte de Flandres, justamente por ser a região mais rica e contribuir mais com impostos. Diz o Badr que o novo líder do governo (e provável novo Primeiro Ministro), que é de Flandres, é simpatizante da maior autonomia das regiões, o que tem assustado setores que buscam a união nacional (pfff, eles precisam ver o exemplo do Brasil, isso sim, onde as assimetrias entre as regiões são realmente gritantes).

Chamou a atenção também o grande número de imigrantes, principalmente árabes (Marroquinos, Tunisianos, Argelinos, etc.). Fui ler sobre isso e soube que a Bélgica é um dos maiores pólos de imigrantes da Europa.

Gurias de ascendência árabe, na Praça Central


Além de Bruxelas, estive em outras duas cities:

Ghent: a meia hora de Bruxelas, fica em Flandres. Da época medieval, é tri simpática e praticamente todo mundo se desloca de bicicleta, sério, tem MUITAS!!! Além disso, nunca vi tanta gente bonita junta, chegava a dar raiva, hahahah, sem noção! Cidade universitária, tem um clima muito legal, deu até vontade de fazer um semestre de faculdade lá pra curtir a vibe do local.

Fotos de Ghent aqui.

Bruges: a vinte minutos de Ghent (cinquenta de Bruxelas) também é da época medieval e é toda cortada por canais, bem bunitchinha! Galera lá também se descolca muito de bicicleta e a cidade é cheia de ruelas...sabe aquela imagem típica de Europa que a gente tem, tipo, pessoas bonitas, sorridentes, andando alegremente em suas bikes pela cidade em cenários antigos e bem preservados? Pois, pode-se dizer que Bruges é isso, uma síntese perfeita da "imagem de Europa", hehehe.

Fotos aqui.

Bruxelas: de perfil bem diferente das anteriores, Bruxelas tem ar de metrópole e é bem cosmopolita, justamente por abrigar muitos imigrantes e também por ser a sede da União Européia, abrigando o Parlamento Europeu e boa parte das suas instituições. Bilíngue, todas as placas, sinais, cartazes e tudo mais de caráter público está tanto em francês quanto em holandês (flamengo). Não sei por que mas, caminhando pelas ruas da cidade, pela primeira vez aqui na Europa não me senti tão seguro, sei lá...claro, nada que se compare a sensação de insegurança vivida no Brasil, mas senti isso.
Diz a Ágatha e o Badr que, de fato, alguns lugares da cidade visitáveis durante o dia não são tão recomendáveis à noite.
De qualquer forma, gostei do mood de Bruxelas, da dinâmica do lugar, das pessoas e do jeitão meio underground de alguns locais, bem do jeito que eu gosto, hehehe...e conhecer a cidade com um nativo (o Badr, no caso) não tem preço!!

Tá, o tópico ficou gigante, eu sei, mas é tinha muita coisa pra contar, sorry! Da próxima eu me controlo. =P

Random: amanhã faz um ano que entreguei a minha monografia, hahahah, sim, deu tanto trabalho que guardei a data.
Passou rápido de mais, credo! Será um prenúncio de que esse ano vai ser assim também? VOLTAREEEMOS!

7 comentários:

  1. Adorei tudo, mas me impressionei com com a quantidade de bicicletas.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. atoron posts longos e completos :D :D :D

    beijocomentanomeublog

    ResponderExcluir
  3. Vini! Adorei teu post! Mal posso esperar a nossa próxima noite de cerveja, caminhada e bate-papo daqui um ano! ;D Vai ser mega tri! :D

    ResponderExcluir
  4. Que amor! Adoro conhecer a Europa sob o teu ponto de vista =D

    ResponderExcluir
  5. e quando tu vai adquirir a tua magrela, polaquinho? :)

    ResponderExcluir
  6. Daeew!

    Bah, Badr sempre figurão e seus jargões clássicos
    aiehhiaeihaehieahiaehiaei

    Sí, sí, Parece bem

    ResponderExcluir