quinta-feira, 10 de junho de 2010

Guilherme Rodrigues visita

Então meeeo, fim de semana foi de visita! O Guimba (amigo de POA que tá fazendo intercâmbio pela AIESEC em Praga) veio me visitar no último fim de semana. Ele chegou no sábado de manhãzinha, depois de ter peregrinado em trens entre a República Tcheca e a Polônia, heheh, mas deu tudo certo!

Só fomos em casa largar as coisas e já saímos a bater perna pela city. Uma coisa bem tri que tem aqui na Europa são os Free Walking Tours, grupos de jovens (geralmente estudantes) que se organizam e fazem tours a pé pela cidade de graça com os turistas e, no final, quem quiser, paga o quanto achar justo. Fiz dois com o Guimba, o da manhã (Centro histórico) e o da tarde (bairro judeu). Foi ótemo, depois do tour da tarde, o guia (polaco, gurizão tri loucão) foi beber uma ceva conosco, muito parceria, até pegamos o contato dele para futuras festas.

À noite, bebemos uma ceva no centro e empreendemos um tentativa (frustrada) de fazer festa em Kazimierz (o bairro judeu). Mas foi bom igual, sempre bom reencontrar os amigos das antigas, ainda mais aqui!


No domingo, fomos a Auschwitz e, bem, ir a Auschwitz não é algo que se possa chamar propriamente de "passeio"...não é um lugar que se vá para desfrutar, muito menos relaxar, mas é daqueles destinos obrigatórios, sabe? É História, e o horror que aconteceu ali faz do clima do lugar meio carregado, mórbido, enfim, esquisito. Enfim, não vou me botar e descrever tudo em detalhes (até porque, em qualquer livro de História e/ou site se encontra maiores detalhes sobre), mas em suma: Auschwitz - Birkenau são os nomes em alemão das cidades onde se localizam os campos de extermínio (Oświęcim e Brzezinka,
em polonês), a 70 Km de Cracóvia.

Na cidade de Oświęcim (Auschwitz) se localiza o campo de Auschwitz I, onde ficavam isolados os presos políticos (boa parte deles, poloneses contrários ao regime nazista após a ocupação da Polônia na 2ª Guerra), ciganos, homossexuais, criminosos comuns etc. Lá, ocorriam execuções também, mas em menor escala do que em Auschwitz II, em Birkenau.
Além disso, era em Auschwitz I em que o famoso médico nazista Joseph Mengele fazia suas experiências com os detidos em busca da "raça perfeita" (coisas do tipo, pingar pigmento azul nos olhos das crianças pra ver se eles ficavam azul mesmo, BIZARRO!).
"Arbeit macht frei" (o trabalho os fará livres)


Já em Brzezinka (Birkenau), ficava Auschwitz II, a 3 Km de Auschwitz I...GIGANTESCO, foi lá onde boa parte dos mais de 1 milhão de mortos pelos nazistas pereceram nas cãmaras de gás e depois eram cremados, logo após chegarem.
O foda é que os caras (nazistas) iludiam as pessoas que iam pra lá dizendo que lá seriam livres e teriam trabalho, assim como diz o escrito em alemão do letreiro na entrada de Auschwitz I (foto acima) "O trabalho os fará livres", eram uns FDPs mesmo, tá loco! Bom, o cara sai de lá simplesmente sem entender como alguém pode ter sido tão desumano a esse ponto, não tem explicação...enfim, fotos aqui!



No mais, o verão FINALMENTE deu as caras!!! \O/ Desde sábado, tem feito muito sol e calor aqui, durante o dia, a temperatura chega a uns 30ºC fáceu!!! =D E como o ar aqui é seco, a sensação térmica é sempre de mais calor, até já peguei uma cor, heheh....

Eu e o Ovelha távamos conversando, é tão estranho verão no meio do ano, hahauhuahuaue!! Com esse calor às vezes parece que já é fim de ano, heheh...o Ovelha mesmo disse que vai ser a primeira vez que ele vai passar o aniversário dele sem um monte de casaco, hehehe (ele faz aniversário em julho).
Quem diria lá em janeiro quando eu cheguei, com -20ºC, que um dia eu ia reclamar de calor aqui...o mundo dá voltas...e o eixo dele, se inclina, de fato! =P

3 comentários:

  1. Hauhauhauahuh adorei o post!!! E enquanto aí estão uns 30ºC, aqui estão uns 10! Uhhh hoje foi bem friozinho, tenho até inveja desse calorzinho....

    ResponderExcluir
  2. Vine .. eu tenho um amigo que ficou preso em auschwitz..


    em 2008 ele fez um tour pelo leste europeu e foi visitar auschwitz. Acabou se perdendo no horário, o lugar fechou e ele ficou preso até achar um segurança e pedir que soltasse ele :P

    ResponderExcluir
  3. Vinicius, valeu pela visita lá no Blog!

    Além de vários pontos de qualquer cidadão-do-mundo se cruzarem mais facilmente, ainda fui da AIESEC =)

    Vamos compartilhando. Vou para o Brasil, mas não sei ainda se lá será o destino final. Te dou notícias - pelo Blog :p

    Aproveite por aí!

    Beijão,
    Babi

    ResponderExcluir