quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Smile like you mean it

Ouvindo: The Killers - Smile like you mean it.


Semana de viagem, novas cidades, reencontros e espírito renovado. Não preciso nem dizer que a ida a Berlim e a Praga foi excelente, apesar de que aqui não vou me ater a descrever pontos turísticos, apenas a compartilhar impressões pessoais. =)


Berlim: gostei de mais, mesmo! Berlim possui um ar cosmopolita que se sente no ar, se vê e se ouve na banda tocando em plena quarta-feira à tarde num parque, se sente no cheiro das bancas de comidas típicas dispostas ao lado de comidas de diversas partes do mundo, enfim. Uma das primeiras (boas) impressões que tive da cidade foi a simpatia e solicitude das pessoas. No caminho entre a estação de trem e o meu hostel "meio que me perdi" e pedi informações algumas vezes ao longo do caminho, em uma das vezes, entrei em uma padariazinha de bairro, nada turística. Pedi informação pra um senhor que não falava inglês mas prontamente chamou outro que falava. Ele foi até à rua comigo e me deu as diretrizes se despedindo com um simpático "Enjoy your time in Berlin, have fun, Tschüs!", sem interesse de ganhar um cliente, apenas por ajudar um turista perdido mesmo.


O que o Martin, amigo do Mattias (namorado da Cíntia) comentou e logo depois constatei que ser alternativo em Berlim é normal. Mesmo. O anormal é ser convencional, heheh. Além disso, a tolerância é uma marca muito forte na cidade: diferentes religiões, etnias, estilos e orientações sexuais coexistem sem maiores sobressaltos (ao contrário do que ocorre em Paris e Londres com alguns grupos árabes, por exemplo).


A conclusão em relação a isso é que, justamente por ter sido um símbolo de divisão (divisão esta que causou separações e sofrimento) e intolerância durante tanto tempo é que Berlim se tornou hoje uma cidade tão aberta e tolerante.


Falando em divisão, este tema atualmente é tratado como atrativo turístico, até mesmo cult, diria. A temática estampa camisetas (comprei uma =P), produz souvenires e mantém preservados locais marcantes da época.


O que tornou os dias em Berlim ainda melhores foi estar com a Cíntia! Cara, MUITO bom revê-la! Conversamos, rimos e randomizamos (linguagem AIESECa, heheh...) como nos velhos tempos...deu uma p*ta saudade do nosso EB...saudade deles, saudade de nós.



Fotos de Berlim aqui.


Já Praga foi igualmente surpreendente. A cidade tem um clima muito acolhedor, deu vontade de ficar mais tempo lá...nah mentira, deu vontade de morar lá! O que mais me chamou a atenção caminhando pela cidade foi a heterogeneidade da arquitetura: andando pela rua se vê muitos prédios em estilo gótico (?) (sei lá se é esse o estilo mas enfim), aí tu vira uma esquina e dá de cara com um prédio cubista, anda mais um pouco e se depara com uma construção de arquitetura moderna e futurista, sensacional isso! Infelizmente, não consegui ver tudo o que eu queria porque pra variar rolou uma chuva amiga no sábado, então tivemos que dar um corridão no domingo pra ver o principal. De qualquer forma, foi ótimo!


Fiquei no apê do Guimba, ele mora com mais oito trainees da AIESEC num apto. bem grandão, com vários quartos e banheiros, sussa. Bah, galera muito tri (alguns eu já conhecia de quando vieram pra Cracóvia em junho). Sábado à noite, antes de sair, fizemos drinking games, imagina: dois franceses, uma croata, uma neo-zelandesa, um tunisiano, uma tcheca, um indiano, dois brasileiros, um canadense e um alemão jogando drinking games, meo, ri muito! Na mesma noite, fomos a uma festa onde eu e o Guiba chegamos a uma conclusão: (alguns) europeus definitivamente não sabem dançar mas eles tentam...o que é divertido. Olha!


Gravei a nossa volta da festa aquela noite. Detalhe pro "são 4h da noite" e pra falta de foco da câmera. #fail



Praga é de mais e certamente vou voltar pra lá, quem sabe, até mesmo antes do fim do ano. Uma cidade tão afudê, tão próxima (550 Km) e com pessoas tão legais, desperdício ir só uma vez!


Rever o Guimba também foi muito bom! Nós nos chamamos de "irmãozãos de AIESEC": entramos no mesmo processo seletivo, trabalhamos juntos no mesmo time, fechamos com as nossas vagas de intercâmbio e viemos para os nossos novos países na mesma época além de estarmos próximos geograficamente. Eu tava mesmo comentando com ele numa festa sexta: "pensa, até pouco mais de dois anos atrás a gente tava tendo reunião de time sábado à tarde no Antônio da Reitoria, hoje a gente tá aqui bebendo cerveja e dançando ABBA numa buatchy em Praga, que loucura!". O mundo gira muito e, ao mesmo tempo que nos afasta de algumas pessoas, nos aproxima de outras, " I like this". =)


Fotos de Praga aqui.


Volto à rotina cracoviana recarregado, renovado. Essa viagem veio no momento certo, logo após ter fechado o período sabático de "meio ano de intercâmbio"...se bem que, ter completado meio ano aqui nem doeu, sabe? =P

Um comentário:

  1. Vine, muito legal o teu post. É incrível mesmo como o mundo da voltas. Esses dias mesmo eu estava pensando como as pessoas entram e saem das nossas vidas. E tem gente que vem, vai e quando a gente menos espera... os caminhos se cruzam de novo em um bar em Praga! :PPP E nós nos vemos daqui a 11 meses na Jurassic EPs Welcome Party é isso? :D

    ResponderExcluir