segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Stadt Zürich

Sempre quando eu pensava em Suíça e mesmo em Zurique, antes mesmo de saber que eu vinha pra cá a imagem que me vinha à cabeça era uma só: organização, precisão e qualidade, não necessariamente nessa ordem. Enfim, praticamente uma casa de bonecas.


Ao completar duas semanas aqui hoje, dá pra dizer que muito disso se confirma, de fato, um dos orgulhos nacionais é justamente o jeito de se fazer as coisas. Por outro lado, mesmo aqui se observam algumas, digamos, "assimetrias", como ruas nem sempre tão limpas...mas tá, nada que se compare ao centro de alguma grande cidade brasileira.



Bandeira de Zurique



Brasão de armas

Zurique, ao lado de Genebra (segunda maior cidade suíca) são conhecidas como "as menores metrópoles do mundo", uma referência ao fato de serem cidades relativamente pequenas mesmo para os padrões europeus (a área urbana de Zurique conta com 380 mil habitantes, já a região metropolitana abriga mais de 1 milhão) mas, mesmo assim, desfrutarem de uma atmosfera significativamente cosmopolita além de contarem com todas as opções de um grande centro.

Qualquer centro importante tem pelo menos um fator de atração que o faz dessa forma. No caso de Zurique, o fato de a cidade sediar grandes instituições financeiras (destaque para os bancos Credit Suisse e UBS), empresas e outros serviços (além da localização estratégica bem ao centro da Europa) fizeram da cidade um grande pólo de atração e conferem a mesma um tom de diversidade incomum em uma cidade de apenas 380 mil habitantes.

Maior cidade da Suíça germânica (e da Suíça em si), tem como língua corrente o alemão (suíço-alemão, dialeto bem diferente do alemão falado na Áustria e na Alemanha, mas essa fica pra outro post) no entanto, é possível se comunicar em inglês com bastante facilidade. Além disso, muitas placas e avisos encontram-se em francês e italiano, duas das quatro línguas oficiais do país (a outra e menos falada e o romanche).


Pontos fortes:

- sistema de transporte público eficiente, composto por trens, trams e ônibus (estes últimos, não muito comuns). É possivel ir a todos os lados da cidade com certa agilidade e bastante qualidade (trens novos e bem confortáveis), o preço, porém, não é lá dos mais convidativos: o bilhete diário para duas zonas custa 8 CHF (francos suíços, 5 euros, aprox.). O negócio pra quem vai morar aqui é comprar o passe mensal que sai bem mais em conta (no nosso caso, a empresa paga o VT anual, grazie a Dio, senão tava ferrado!). Mas pra quem vem passear, não adianta, paga caro merrrmo, heheh...

- segurança: como na Europa em geral, é bem policiada e tem-se uma boa sensação de segurança.

- Clima e horário: olha, não sei se é porque vim da Polônia mas aqui tenho passado BEM menos frio do que la (tá, tá frio mas nem tanto...semana passada fez espetaculares 10ºC e sol, algo quase impensável na Polônia nessa época). Além disso, aqui anoitece uma hora mais tarde (em Cracóvia, 15h30 já comecava a baixar a luz e 16h15 já era noite...aqui, começa a baixar às 16h30). Ainda bem, porque isso de ficar escuro cedo de mais é meio deprê.

Pontos baixos:

- no domingo, tudo fecha. Shopping, comércio em geral, tudo! Apenas alguns mercados na estação central e restaurantes abrem. Pra que trabalhar no domingo quando se tem um Estado 'paizão' dando um help, né? heheh...

- o pessoal que tá morando aqui há mais tempo diz que, justamente pelo fato de a cidade funcionar bem e ser organizada a vida aqui às vezes adquire um viés um tanto quanto previsível. Dizem eles que Zurique em geral e uma cidade com ar mais pacato, embora tenha visto que existe um bom numero de pubs e festas (alternativas, inclusive!!!) por aqui...vou começar a explorar mais nas próximas semanas! :)

Ontem saí pra dar umas bandas e tirei umas fotos, tá aqui ó!

Tschüs, leute! _O/

2 comentários:

  1. Pô vine, teus posts são muito bons ...
    Tu poderia tranquilamente fazer um blog de turismo e viver disso =P

    ResponderExcluir
  2. Mentira que se a Kraft não pagasse seu transporte vc iria passar fome, no mais, belo post! =D hehe

    Abração Vine!

    ResponderExcluir