segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Having my stuffs done (...)


Má ó eu de novo! Domingo (31/1) vim pro meu host definitivo, pois hoje (1º/2) foi nosso primeiro dia de trabalho na Shell (falo sobre isso no próximo post, senão fica muita coisa num post só! ;)

Olha, a questão do host mereceria um post exclusivo mas, como ficaria um texto muito grande com algo não muito interessante, vou tentar resumir a bagaça: teoricamente, eu ia ficar num apê com mais cinco pessoas: um húngaro, dois alemães, um turco e uma japa. Beleza, no domingo ao meio dia fizemos o check out do hostel onde estávamos e fomos para os nossos hosts com as nossas buddies (é como a @ daqui chama os padrinhos dos trainees). Eu fui pro meu, o Ovelha foi pro dele, a Tássia pro dela e o resto da galera (Pedrão, Gabriel, Alê, Nuno, Helena, Jonathan e Luís) pro deles (um só apê grandão, no caso).

Ótchimo, cheguei no apê onde eu ia ficar, entrei e...m-e-u D-e-u-s! Aquilo era a perfeita definição de um bueiro, sério! Bagunça e sujeira sem precedentes, cheiro de cigarro, um varal (!) com roupas no meio de um dos quartos, enfim, uma filial do Haiti.

Estavam lá o alemão (não lembro do nome), o húngaro (Zolter, tri gente boa) e dois romenos, uma guria e um cara. A japa tava passeando na Eslováquia e o turco sei lá onde tava. Bah, fiquei andando por aquele lugar tentando encontrar alguma porta secreta que desse em algum quarto limpo, tipo, sabe quando tu caminha, caminha, caminha pq tu não acredita no que tu tá vendo? Pois então...

Pelo que tinham me dito, eu ia dividir quarto com um dos alemães...(no caso tinha só um alemão lá, não sei de onde tiraram o outro) a questão é que não existia um quarto pra dividir com um alemão pois, um dos quartos tava o alemão e o Zolter, no outro a Japa e a romena e no outro o romeno e o turco, tipo, fail total! Só pra ter uma idéia, cheguei a tentar cogitar ficar no quarto que estavam o alemão e o Zolter e pasmem: não tinha cama nem cobertor pra mim =O! Eu ia ter que dormir num colchonete que o Zolter tava usando pra isolar o frio que vinha da parede (sim pq, o sistema de calefação daquele pântano tb tava meio capenga). A única coisa que vinha na minha cabeça era que eu tinha que sair de lá JÁ, pois não havia a menor condição de ficar lá. Pena pq o pessoal (pelo menos o húngaro e o alemão) era tri gente boa mas eles mesmos disseram que aquele apê não valia o quanto se pagava por ele e que, pelo que eu vou ganhar aqui (um baita salário para os padrões locais) eu poderia viver bem melhor.

Eu fiquei meio apreensivo né, pois afinal no dia seguinte eu teria que acordar cedo pro primeiro dia de trabalho, sem saber como ir, num frio do diabo e ia estar naquela situação, pior do que quando eu tava no hostel (que por sinal era tri bom, limpo e organizado). Não tive dúvida, na hora liguei pro Pedrão (carioca, um dos parceiros que vai trabalhar na Shell) e perguntei se tinha como eu ir pro apê onde ele e os outros brazucas e portugas estavam e ele disse que sim, sem stress. Bah, na hora chamei um táxi e fui, sem pensar duas vezes, heheh!

Chegando no apê deles, quanta diferença! Um prédio novo, um apê duplex, tri espaçoso e tal...tudo bem que não tinha nada (nada quando eu digo é NADA mesmo, nem talheres, copos, pratos...mas depois veio um cara da AIESEC e o dono do apê e foram com o Gabriel e a Helena comprar e ficou tudo certo).

O aluguel do apê é uns 3.000 zl (Zloty, moeda local. R$ 1,00 = 1,90 zl, aproximadamente). Entre oito, estes mês, o aluguel vai ficar em 375 zl, nem R$ 200,00 pra cada um, muito barato!

Bah, é outra coisa: são três quartos, três banheiros, cozinha, hall, closet e uma sala gigante que transformamos em quarto. Como estamos em oito, ficaram dois em cada quarto, eu tou divindo quarto com o Luís, tuguinha de Lixxboa, pá! Demos uma geral no apê, guardamos as roupas, as louças e tudo mais...e não é que ficou com jeito de casa mesmo? Muito legal, bah, fiquei tri feliz! Tenho cama, edredon, travesseiro, uma beleiiiza! Vou ficar por aqui por pelo menos um mês. À noite, a Natalia (polaca da @ que ta cuidando dos trainees da Shell) veio aqui e disse que se eu quiser posso ficar aqui ou então ir morar no apê onde tá o Ovelha (ele ta num com um eslovaco, uma russa e um turco e parece que um deles tá saindo). Aí eu disse que poderia ser, sem problema...nessa semana ou na outra vou lá ver qual é a do apê, de repente mês que vem eu me mude pra lá, mas durante este mês fico por aqui na república do brazucas e dos tuguinhas, até pelo menos a rotina engrenar, eu saber me virar melhor na cidade, enfim.

Ééé, uma das coisas que eu tenho percebido é que, num intercâmbio o cara tem que buscar respeitar o timing das coisas, não adianta querer sair atropelando tudo que não rola (a não ser em questões básicas, tipo, apto. e cama pra dormir ¬¬).

Nosso prédio em Cracóvia, em primeiro plano.


Vou dar uma passada pelos nossos últimos dias no hostel em que estávamos antes de virmos pro nosso apê. Fizemos o que tínhamos que fazer (abrimos conta no banco, exames médicos, compramos roupas, etc.) e nos períodos livres ficávamos dando banda, comíamos nuns restaurantes típicos pra ver qual é a da culinária polaca, fazíamos fexxxtinhas, enfim, quase uma vida de turista, heheh.


Quadro de avisos do hostel


Pierogi, espécie de ravioli cozido recheado com carne, cogumelos, queijo...


Sopa-branca-com-batata-e-linguiça-que-não-lembro-o-nome-e-me-deu-uma-puta-azia


Tyskie, a melhor é daqui! =P


Walking around


Galeria Krakowska, maior shopping da cidade (um pouco maior que o Iguatemi, mas acho que é o único desse porte aqui)


Walking around


Teatro


Meu banco na Polska


Festí


Saindo do hostel, os dez brazucas e tuguinhas! Ao centro, de cinza e preto, a Natalia, nossa buddie.



Por hora é isso! Queria ter escrevido mais, contado mais coisas, mas a internet aqui no apê ainda tá meio manca e ao longo de toda essa semana vamos ter a On Boarding Week, na Shell, uma semana inteira só de introdução e apresentação de empresa, além de treinamentos e isso vai ser pela manhã e à tarde (nosso horário de trabalho vai ser das 14h às 22h depois). Quero ver se consigo postar algo mais nessa semana! =)


Hasta, babies!



5 comentários:

  1. nota mental para mim mesmo:

    Tyskie = Polar polaca ;D


    Mas ein, ainda bem que deu tudo certo... mas acho que sempre tem contratempos né? se não tivesse não ia ser intercâmbio de verdade, ia ser turismo =DDDDDD

    Abração daqui de cassias Vineeeee \o/

    ResponderExcluir
  2. vai pro ap da russa!!!
    e me apresenta depois
    ihaEihaEihAEIHAEHIeA
    bju me liga

    ResponderExcluir
  3. Ah rapaz, não vem contar vantagem não que aqui em Porto Alegre até os Ônibus são mercedes, 1° mundo, hahahahaa.

    Abraço pra vc ai xará, e aproveita o frio ai hehehe

    ResponderExcluir
  4. Bah filho, ficamos contentes que estás te livrando bem dos contratempos e as coisas vão se acomodando.
    Estamos muito orgulhosos de ti! Bjos
    Mãe e pai

    ResponderExcluir