quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Just going for it

Pois então, terminada a vida de quase turista, eis que se inicia a vida de quase trabalhador. Todo dia de manhã pegamos nosso rumo em direção à Shell em Zabierzów (lê-se Zabjou...sim, bizarro O_o), um subúrbio de Cracóvia a uns 25 minutos de distância. Digo “quase trabalhador” porque, embora o nosso contrato com a Shell tenha começado dia 1º/2, nesta semana é só apresentação da empresa, bem um Discovery Days mesmo: sessões sobre cultura corporativa, sessões do RH sobre os nossos direitos e deveres dentro da corporação, questões contratuais e mais burocráticas, enfim! Parece que mão na massa MESMO só a partir de março pois, a partir da semana que vem, até o fim desse mês, teremos treinamentos on the job com os nossos gestores, para que aprendamos o trabalho. Curti isso! Cair de pára quedas num lugar é foda, o cara fica muito perdido! O nosso horário de trabalho vai ser das 14h às 22h, pois, como vamos trabalhar com clientes do Brasil, é preciso adaptar o fuso-horário.

Primeiras impressões sobre a empresa? Bah, sério, só as melhores! Pra começar, o lugar onde tá localizada a empresa é o Krakow Business Park (KBP), uma espécie de condomínio de empresas muito show! A Shell ocupa dois prédios desse condomínio e a estrutura é sensacional: duas academias, restaurante, sala de jogos, cafeteria...niiice! =)


Gabriel (SP), Helena e Jhonny (Portugal), parte duxx culeguinhaxx, pá!


Corredor de um dos andares


Work stations


Sala de treinamento


Prontinho, me esperando! =]


Em relação à empresa em si, quando eu digo que esses primeiros dias são tipo um Discovery Days não é uma simples alusão: já consegui perceber VÁRIAS características da empresa e seu posicionamento que em muito me lembram a AIESEC. Pra começar que os valores da empresa são Respeito pelas pessoas, honestidade e integridade, bem parecido com alguns valores da AIESEC. Além disso, hoje tivemos uma sessão sobre Sensibilização Cultural, (quer coisa mais aieseca que isso??) em que todos os 70 novos colaboradores que entraram agora (incluindo os 10 brazucas e portugas que entraram pela AIESEC) foram divididos em grupos (que eram compostos de brasileiros, poloneses, portugueses, etc.) e tinham que discutir questões referentes a, por exemplo, as vantagens e desvantagens de diferenças culturais entre as pessoas e como isso poderia impactar positivamente o ambiente corporativo. Sério, em um determinado momento me senti como se estivesse em uma discussão da AIESEC, muito bom! =) A Shell parece levar bem a sério o bem estar do funcionário, concedendo bons benefícios, horário flexível, ambiente saudável de trabalho...acho que vai ser legal! Esta unidade de serviços da Shell, o Shell Shared Services Center (SSSC) atende a vários países da Europa além do Brasil, por isso, o ambiente é bem internacionalizado, com pessoas de diversos países e todos falando inglês, isso torna tudo ainda mais interessante!

Sobre a vida aqui, ainda tou naquelas de me situar. Já consigo me localizar relativamente bem em alguns pontos principais da cidade, mas ainda assim não é algo tão automático, especialmente quando não se entende picas da língua dos caras!
Sobre isso, olha, já ando meio resignado com o fato de que vou sair daqui com um nível de conhecimento, no máximo, intermediário. Tipo, não tou entregando os pontos, com má vontade ou coisa do tipo, bem pelo contrário, a questão é muito simples: polonês é um língua casca prac*ralho! Tem duas meninas brasileiras que estão começando lá na Shell agora também que vieram pra cá fazer faculdade. Uma tá aqui há 3.5 anos e a outra há mais tempo e ambas vieram pra cá um ano antes de começar a faculdade só pra aprender polonês...elas contaram que, durante um ano, tiveram aula de polonês de segunda à sexta, 8h por dia. UM ano. CINCO dias por semana. OITO horas por dia. Logicamente que, com esse um ano mais o tempo de facul que procedeu este período as duas ficaram fluentes no idioma. Nossa, dá gosto de ouvi-las falar, hehehe! Não que polonês seja uma língua bonita de se ouvir (pelo contrário, é cheia de chiados, esquisita...) mas é legal ver alguém de fora falar tão bem uma língua tão difícil. Então, tou só alinhando expectativas comigo mesmo pra depois não me frustrar: fluência, em 1.5 ano tendo uma ou duas horinhas de aula por semana, vai ser quase impossível. Mas mesmo assim quero fazer as aulas que a Shell vai oferecer, não custa, né? Já que tou aqui mesmo... =P pelo menos me virar minimamente acho que vai rolar!

Enquanto isso, na Krakowlândia (como o Pedrão, carioca, chama Cracóvia, hahaha!) a vida transcorre normalmente. A cidade é bem agitada e, em determinados horários tem até um pouco de trânsito (natural em uma cidade com 800 mil habitantes). Esse trânsito é amenizado um pouco pelo transporte público, composto por ônibus (bem novos), trem (que liga a cidade aos subúrbios) e o tram, bondes elétricos que cortam toda a cidade, muito legal!

Um dos modelos novos de tram. Boa parte já é assim, mas outra ainda é composta por modelos mais antigos e não tão bonitos.


O pessoal brasileiro que mora aqui e mesmo alguns poloneses dizem que Cracóvia está para o Rio assim como Varsóvia está para São Paulo, ou seja: Varsóvia, a capital, é a maior cidade do país, mais sisuda, concentrando boa parte dos negócios, menos festiva e com menos opções de agitação. Cracóvia, por sua vez, é universitária por natureza (sede da Universidade Jaguelônica – em polaco Uniwersytet Jagielloński) uma das mais antigas e prestigiadas da Europa (datada de 1394), além de mais de uma dezena de outras. Essa característica faz com que a cidade tenha um ar muito jovem , arejado e descolado e, consequentemente uma vida noturna beeeem agitada, atraindo pessoas de toda a Europa que vem pra cá nos findis só pra fazer festa (fato, semana passada, na primeira festa que fomos aqui, tinha uns italianos de Turim que vieram só pra isso). Além disso, a cidade é o segundo centro econômico do país, atrás apenas de Varsóvia, concentrando muitos serviços, além de ter uma indústria turística bastante avançada.

No mais, ainda tou tentando a me acostumar a levar sacola no mercado cada vez que vou fazer compras, sim porque, aqui (e na Europa como um todo, acredito eu) eles não dão sacolas, ou tu leva algo de casa pra carregar ou tu compra as sacolas (de plástico mesmo, bem vagabundas) por 10 zl (uns R$ 6,00)...essa é a melhor forma de aprender, mexendo no bolso! Heheh, a primeira vez que fui fazer compras, a polaca do caixa terminou de passar as compras e deixou tudo ali, solto, aí fiquei olhando pra ela com uma cara tipo “tá filhota, vai ensacar esse tróço ou tá difícil?”...aí ela começou a resmungar algumas coisas em polonês, foi quando me dei conta que tinha que comprar as ditas sacolas...vivendo, pagando e aprendendo! Agora não esqueço mais...

Comida: tem alguns pratos,
tipo aquela sopa que mostrei no outro post e o pierogi, que são bons. Ponto. Nenhuma comida aqui é algo sensacional. Tanto a comida típica polonesa quanto a mais "normal" (não polonesa - massa, arroz, salada) é meio inssossa, com pouco tempero. Hoje comi um tal de queijo das montanhas, que é vendido na rua....nuuuuusssa, muito salgado, se um hipertenso come aquilo morre na hora!

Abaixo, algumas fotenhas. Hoje, o treinamento na empresa foi só até o meio dia, aí ficamos a tarde toda passeando (teve sol o dia todo, milagre!!), a Denise (uma das meninas que veio pra cá fazer facul) foi nossa guia, muito tri! Eu, anta, saí sem a minha máquina imaginando que fôssemos ficar o dia todo em treinamento...FAIL! Mas a galera levou máquina e tirou algumas boas fotos...

Depositando 2 pila na caixinha da igreja...ahhh, vale a intenção!


Castelo de Cracóvia


Market Square


Pangaré polaco

Lá, ó!


Pimenta evoluída


Ó a cabeça!!!


Estação de trem


Rio Vístula...baita visual!


Bueno, por hoje é só, amiguinhos! FUI!!!

4 comentários:

  1. Adorei o relato! E já tenho um nome pra minha filha! Jaguelônica é O NOME! =D

    ResponderExcluir
  2. heauheauheu Krakowlândia XD

    Mas aqueles dois pangarés hein? Que bichos feios comparados com os cavalos à direita XDDDDDD
    *brinks* ;D tu tá muito chique naquela foto. Deu uma inveja de poder desfilar de sobretudo...

    ResponderExcluir
  3. Curti mto o post...Só espero que aquela nota de R$ 2,00, não seja a assinada pelos VPFs, heim..heheheh

    Bjus Vini

    ResponderExcluir
  4. DEMAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAIS, Vine!!!!! Muita invejinha =p
    Mas em breve estarei no meu X tb =D
    muitos beijos, com saudades!

    ResponderExcluir