domingo, 18 de abril de 2010

Apertem os cintos, o presidente morreu! (final)

Pá, eu estava a pensar (portuga mode [ON]): será que se acontecesse no Brasil uma coisa semelhante a que aconteceu aqui na Polônia, a reação do povo seria tão intensa? Sei lá, não que o brasileiro não seja um povo que tenha respeito e preze seus governantes (embora muitas vezes eles não mereçam) mas não consigo imaginar no Brasil uma mobilização tão grande como a que houve com a morte do presidente aqui.

Toda esta semana que passou foi de luto oficial aqui na Polônia. Como comentei no último post, bandeiras polonesas com fitas pretas eram (e continuam a ser) vistas por TODOS os lados. As matérias de capa de todos os jornais eram só uma e boa parte deles foi ocupada com temas ligados à tragédia (não que eu entendesse o que estava escrito, mas dava pra deduzir, hehehe...).

Depois que foi decidido que os corpos do presidente e da primeira-dama seriam enterrados em Cracóvia então, ixi, a cidade virou um rebuliço, só se falava nisso! Estava prevista a vinda de aproximamdamente noventa chefes de Estado (incluindo Obama, Sarkozy, Angela Merkel, Príncipe Charles) mas, devido às cinzas lançadas pela erupção de um vulcão na Islândia, boa parte do tráfego aéreo europeu parou, inclusive aqui na Europa Central. Cracóvia, que tem 800 mil habitantes, receberia em um só fim de semana mais de 150 mil pessoas! Saiu no jornal.

O enterro do casal aqui gerou bastante controvérsia, basicamente porque, no Castelo de Wawel, estão enterrados os reis poloneses e alguns governantes/figuras que tiveram papel decisivo em momentos históricos do país, enfim, heróis nacionais, o que não se aplicava ao atual presidente. Virou e mexeu e a decisão de manter o enterro dos dois aqui foi mantida. Inicialmente, pensei cá com os meus botões: caralho, não vou sair de casa nesse fim de semana!! Mas depois, repensei: poha, um momento histórico acontecendo e eu vou ficar em casa? Beeem capaz!!! Desde às 0h de domingo, a venda bebidas alcóolicas em Cracóvia foi totalmente proibida e um estrangeiro andar pelas ruas sem passaporte era meio arriscado, tendo em vista o forte esquema se segurança. Hoje, perto do meio dia, peguei meu "vermelinho" (passaporto! =P) e me toquei pro Centro com a galera..

Primeiro, aconteceu um missa de corpos presentes na basílica de Santa Maria, na praça principal. De lá, seguiriam pro Castelo. Como era de se esperar, MUITA, MUITA gente! E o acesso à praça tava bloqueado, ninguém entrava. Ficamos por ali, sentindo o clima e tal, demos uma caminhada até o Wawel, o acesso lá também era restrito, enfim, como esperado. Registrei alguns momentos:


Homenagem em frente à casa de um dos mortos no acidente


Onipresença


Multidão + Basílica de Santa Maria ao fundo


mãe mãe, me leva no funeraaaal? hehehe...


Bandeira polonesa? Nem vi essa semana quase...

Nota random: estávamos voltando quando o Gabriel passa por uma equipe (na verdade, uma dupla) de TV e vê o logotipo no microfone da repórter: era da Record, hahahaha!!! A guria é correspondente da Record em Londres e tava aqui pra cobrir o "evento". O Gabriel e o Pedrão deram um depoimento, mas todo mundo foi filmado e vai aparecer de papagio de pirata na matéria, hahahah!!! Diz ela que vai passar no Domingo Espetacular (o Fantástico da Record) hoje (17h do Brasil) e num outro programa lá amanhã...acho que não vai dar tempo da galera assistir, mas ela pegou o nosso contato e vai nos enviar o link com os vídeos, assim que eu os tiver, passo! =)

Tá, pauta "A morte do presidente" encerrada. Ponto, novo parágrafo! =P

O findi não foi só ligado ao enterro (também conhecido como "Rock in Rio Krakow"). Aqui na Europa, é muito comum ocorrerem tours a pé gratuitos guiados por jovens locais. Um deles, que ocorre todos os dias, é o que vai a Kazimierz, o bairro judeu de Cracóvia. Tinha estado lá duas vezes já, mas sem guia...aí é ruim né? O cara não entende nada simplesmente porque não sabe o que cada lugar representa!

Aí, ontem à tarde fui! Bem tri, valeu o passeio: por 2.5 horas, andamos pelo bairro com o guia nos explicando tudo sobre o local, a história, enfim. Segundo ele, moram em Cracóvia hoje apenas 97 judeus (à época da Segunda Guerra, eram mais de 7 mil! Praticamente todos os judeus daqui foram mortos nos campos de extermínio ao redor de Cracóvia - incluindo Auschwitz). O guia desfez alguns mitos ligados a Oskar Schindler (sim, o mesmo do filme, que por sinal foi rodado aqui!), visitamos algumas sinagogas, o memorial ao Gueto de Cracóvia (local onde os judeus e perseguidos políticos foram obrigados a morar após serem expulsos de suas casas e antes de irem para os campos de extermínio), a fábrica do Schidler, enfim, valeu.

Bom, já assisti A Lista de Schindler, já fui ao tour à Kazimierz, agora tou com embasamento teórico suficiente pra ir a Auschwitz, heheh. Mas esse não vai um "passeio", muito menos divertido (pelo contrário, quem foi diz que o clima é muito deprê), mas tem que ir né, é História!
Tirei alguma fotas!

Mudando de assunto, parafraseando a falecida grande (?) atriz (??) Leila Lopes em seu vídeo que lhe devolveu a fama (???): "Berenice, segura, nós vamos pra Viena!"...siiim, tou indo pra Viena semana que vem! =D Foi má ô meno assim ó:

Última quarta-feira à tarde, o Guimba (parceiro de Porto Alegre que tá fazendo intercâmbio pela AIESEC em Praga) me chama no GTalk:

- Vineee, Viena não nesse findi no outro, foe???

Mil pensamentos na hora: ai caralho, será??? quantocusta???comopaga??
comofas??

Cheguei em casa naquela noite, fiz minhas contas e vi que daria (ia apertar legal o orçamento, mas daria) e feitoo!!! Viena no próximo findi!!! O Ovelha se animou e vai também, e o Guto (que tá em Budapeste) também. Caara, maior concentração de gaúcho que Viena já viu, fato! heheh...praticamente uma extensão da AIESEC Porto Alegre em Viena, que perigon!

2 comentários:

  1. Não se preocupa que aqui no Brasil nenhum politico morre. Vaso ruim nao quebra. É a lei
    eihehiheiheiheiheie

    Aproveita la em viena! =)

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Vine!
    Lindas as fotos. Só marcando presença e te deixando um beijão ;) Leitura do blog em dia, ok!
    Seguuuura a piruca

    ResponderExcluir