quinta-feira, 13 de maio de 2010

A diferença é que tem diferença

Quase duas semanas sem postar, sinal dos tempos. Embora as rotinas do trabalho não sejam mais um desafio diário a ser superado, agora que já estamos trabalhando praticamente sozinhos, sem ajuda dos nossos trainners, parece que o dia ficou curto e o trabalho aumentou (e pasmem, não aumentou), as semanas voam, o trabalho entope nossas caixas de e-mail e a vontade de sentar a bunda pra escever no blog tem que ser gerada em chocadeira, hehehe...fim de semana? Gimme a break!

Intercâmbio é uma coisa deveras interessante, pois ele é uma experiência que trabalha com uma criatura, e a critura no caso é...VOCÊ! \O/ Assim sendo, é tri ir observando as mudanças que vão acontecendo com a criatura (no caso, eu) com o passar do tempo.

No caminho de completar quatro meses de Polônia, já observo que venho incorporando alguns hábitos locais (não tão bons, às vezes) de uma forma bem natural até, por exemplo:

Comida: tava comentando no almoço esses dias, nas primeiras semanas aqui, eu dizia que "nunca ia me adaptar a essa comida sem graça, que saudade de uma carne de verdade e blá"...hoje, penso: e não é que a comida até é boa? Tudo uma questão de adaptação mesmo, ao tempero e ao modo de preparo...o maior exemplo é a carne de porco: meo, é impressionante como eles preparam porco de formas diferentes aqui, ao ponto de nem parecer que se está comendo porco (eu lembro que, no Brasil, a carne de porco tinha um gosto tão de...porco! HAHAHAH, parece idiota, mas tem fundamento, acreditem!);

Andar depressa e empurrar: putaquepariu, polonês é muito apressado, os caras tão sempre correndo na rua! E não são poucas as vezes que eles simplesmente te empurram, no ônibus, no corredor, enfim. Mas sabe quando tu vê que aquilo não é feito por mal ou pra sacanear? Pois é, dá pra ver que isso é deles mesmo, assim como brasileiro , em geral, gosta de contato físico! Tanto faz sentido que, se tu esbarra numa pessoa, muitas vezes ela nem dá bola, continua andando como se nada fosse. Tenho aprendido bem essa lição do empurra, especialmente contra as Velhas-Urso dos ônibus, hahahah!

Parar pra atravessar a rua: no Centro, sempre. Em locais menos movimentados, quase sempre. É bom, além de fazer as coisas como têm que ser, o cara ainda diminui o risco de levar uma multa (50 PLN, aprox. R$ 30,00) e você ainda leva inteiramente de GRAÇA um belo exercício de paciência e auto-controle, hã! ¬¬

Enfim, a medida que as semanas passam, as coisas vão ficando mais normais. Lógico, elas nunca parecerão 100% normais, essa é a sina do forasteiro, mas acho que nem é a idéia mesmo. Dia desses, tava sem nada pra fazer na minha uma hora de plantão pós-expediente e liguei pro CL (CL = Comitê Local) da AIESEC Porto Alegre. Conversei com o Pedro (atual Presidente do CL, foi da diretoria 2009 comigo) e ele me perguntou: "eaí, como tu te sente frente à perspectiva de ficar por aí mais um ano?". "Éééé, bom, é bastante tempo, mas passa rápido, etc. e tal", respondi. Depois, fiquei pensando nisso, pensando em como eu me sentia diante desse fato (sobre o qual eu não tinha parado pra pensar ainda) e cheguei à conclusão de que acho que vou encarar esse tempo numa boa, sem maiores traumas e a melhor estratégia pra isso é colocar na cabeça o seguinte: pelos próximos quatorze meses, Cracóvia vai ser a minha cidade e a Polônia, o meu país. Pronto, simples assim.


É meio que uma espécie de alinhamento de expectativas comigo mesmo, saca? Acho que se eu estivesse aqui ad infinitum, sem uma data certa pra finalizar essa etapa, seria tudo bem mais difícil, ainda mais pra mim que sou o mestre de me antecipar às coisas, heheheh...talvez role um mestrado na Europa depois do intercâmbio? Talvez, quem sabe? Mas essa é oooutra história...

Falo por mim e por boa parte da galera que veio comigo pela AIESEC, sei que aos poucos tu vai desenvolvendo um carinho pelo país e pela cidade, sabe? Eu ainda hoje fico meio bobo quando caminho pelo centro de Cracóvia e vejo os prédios históricos, as igrejas, o Castelo, a margem do rio, o carinha que toca corneta TODA hora cheia do alto da torre da Basílica da Praça Principal...é bom continuar mantendo esse olhar de turista em relação à cidade, mesmo sendo um morador.

Pelo fato de a rotina semanal ser apertada, quase não temos tempo pra desfrutar da cidade durante a semana...por um lado isso não é tão bom, mas por outro, faz que, quando podemos fazer isso, esses momentos sejam muito mais valorizados, como sábado passado, quando eu, Luís, Tasinha e a Dê (vulgo Denisão, hehehe...) ficamos lagarteando na grama às margens do rio Vístula, com vista pro Castelo e talz...bem bom!


Acho que faltou isso enquanto eu tava no Brasil, tem tantos lugares, mesmo no RS, que eu não conheço e que são sensacionais mas que, por estar perto, o cara não dá valor...

Essa coisa de meio que vestir a camisa do país é tão verdade que, quando alguém fala mal da Polônia eu fico até meio de cara...no dia do enterro do presidente, quando encontramos aquela repórter da Record na rua e ela fez uma matéria com o Pedrão e com o Gabriel, ela ficava falando que "o povo era mal educado, que a Polônia nem parecia Europa, que Londres era isso, aquilo" (por sinal, atitude típica de brasileiro deslumbrado com o Primeiro Mundo) fiquei olhando pra cara dela e pensando: essa deve ser daquelas patricinhas que só conhece o-que-todo-mundo-conhece aqui na Europa e só tira fotos dos lugares pra postar no Orkut/Facebook. Tadinha, senta lá!

Enquanto isso, episódios com muita emoção e curtição, sponsored by...Deutsche Bank, Passion to Perform (humpf, sei...), que quase me fez infartar de domingo pra segunda. Foi má ó mêno assinhó:

Sexta, dia 7, tiro um extrato e constato que tenho ainda uma boa quantia de grana pra passar o mês, sussa. Domingo, tento comprar uma passagem de trem e sacar dinheiro e não consigo por "saldo insuficiente". O.o como assim? Tirei meu extrato de novo e vejo que tem na minha conta...59 PLN (pouco mais de R$ 30,00)!!! =O O meu dinheiro simplesmente evaporou da minha conta, de um dia pro outro!!! Fui ao banco com o cu na mão segunda de manhã e, depois de muito falar com a moçoila que atende lá e com o tiozinho do helpdesk, constatou-se que o banco simplesmente debitou DUAS vezes o saque que eu fiz semana passada pra pagar o aluguel (ou seja, um valor considerável). Fiz uma cara de bunda e solicitei encarecidamente que esse dinheiro fosse estornado ONTEM, pois 59 PLN mal pagam meu almoços na Shell...como ironizou o Doug, vai ver que eles queriam usar o meu dinheiro pra ajudar à Grécia, heheheh...sei que estornaram o valor e ficou tudo certo...bancos, só muda o país, mas a eficiência é a mesma. ¬¬

No mais, zuzo béin. Indo pra Budapeste sexta visitar o Gutão! =D Fico até segunda...previsão de chuva, mas nada que uma capa-fashion-comprada-do-indiano-em-Roma não ajude a resolver, hehehe...

Aulas de polonês: indo...não sei pra onde, mas indo, hahahah! Jesus, a cada aula me sinto mais analfa, que língua difícer, sô! Por enquanto, fiquem com essa: co to jest? (tzo to iêst = o que é isto?). variante: kto jest? (quem é aquele?). Posso até perguntar "o que é isto" ou "quem é aquele"...o problema vai ser entender a resposta, hauhuahuahue!






5 comentários:

  1. bah, muito assunto pra comentar, mas vou me limitar a uma coisa: eu também estou adquirindo hábitos locais, como se jogar na faixa de segurança (quando não tem sinaleira) pra atravessar a rua.

    se eu voltar, morrerei atropelada certamente.

    ResponderExcluir
  2. bah, muito assunto pra comentar [2]! adorei a parte sobre viver em um lugar e não perder o sentimento e a curiosidade de vivenciar e conhecer uma coisa diferente a cada dia que passa. deveríamos aplicar isso em qualquer lugar, né? fica a dzica pra gentch :)

    no mais, vê se liga mais vezes pro CL né? sempre dá briga pra falar contigo, praticamente jogar na roleta ehuehuehe

    big beijos!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a tua foto lagarteando.
    Vou 'roubar' para por no orkut.
    Beeeeeijãããõ!

    ResponderExcluir
  4. é muito verdade. quando somos locais nunca aproveitamos o suficiente o que nossa região tem a oferecer.
    e polonês é muito parecido com russo! tuas aulas vão sair dois por um.

    ResponderExcluir
  5. Oi Vini! Adorei esse post! Sempre faço os meus Devaneios de intercambista tambem! rsrsrrs

    bjs

    ResponderExcluir