quarta-feira, 21 de julho de 2010

Demorou pra comprar, perdeu o lugar

É amiguinho, senti na pele o significado dessa frase semana passada.

Como comentado no post anterior, no último fim de semana o plano era irmos a Gdansk, no litoral. Eu e a Dê (colega/amiga do trabalho) távamos na pilha e a reserva no hostel feita, inclusive. Só que havia ainda uma pequena questão logística a ser resolvida: as passagens de trem.

"Ah vai ter, lógico, ainda mais se tratando de vagão-leito, não é todo mundo que se dispõe a pagar o dobro, vai sobrar, certo".

Humpf. ¬¬

Fui à estação central de trem na quinta (um dia antes do programado pra viagem, #fail) comprar as passagens.

Cheguei lá todo "mininão" (como diz o Gabriel) já tendo em mente, em polonês, o que eu ia dizer (uma vez que no guichê de trens domésticos encontrar atendente que fale inglês é loteria). Era um bom momento para por à prova toda minha desenvoltura adquirida em oito aulas de polonês, hã (sim, já dei um self-game over nas aulas de polonês):

"Proszę, dwa ticket: jeden studancki, jeden normalny". (Por favor, dois bilhetes, um de estudante e outro normal).

A tiazinha do guichê falava um pouquinho de inglês, umas quatro frases no máximo, e perguntou: "sleep"? "Tak,
proszę" (sim, por favor) respondi, afinal, doze horas de trem sentado é dose pra Chuck Noris.

Ela "foi estar verificando" o sistema e eis que me diz, misturando polonês com inglês: "nie ma, nie ma, it's fuLLLL, fuLLLL!" (não tem, não tem, tá cheio, cheio!). Perguntei: "até o vagão-leito???". E ela: "tak tak, it's aLLLL fuLLLL!".

Fiz uma cara de espanto à la Cíntia, tipo "=O", e fui embora, depois avisei a Dê que não tinha mais como ir pra Gdansk, tadinha, ela tinha a recém feito a reserva do hostel, heheh. O bom é que não precisou pagar adiantado.

Tá, ficou a lição: não são só os ônibus da Unesul pra Capão, Torres e Tramandaí que ficam abarrotados no verão em véspera de fim de semana, aqui, a regra se aplica também e muito! No fim, a viagem foi adiada, provavelmente pra agosto...mas dessa vez a gente se planeja melhor. =)

A lição foi tão bem aprendida que no findi que passou já tratei de planejar toda a minha próxima viagem: Berlin e Praga, aeee! \O/ Comprei já a passagem Cracóvia - Berlin (trem), Berlin - Praga (ônibus) e Praga - Cracóvia (trem), além de reservar e já pagar o hostel em Berlin. Saio no dia 3/8 à noite e volto dia 9 pela manhã. Vai ser duca, vou encontrar em Berlin a Cíntia (vulgo "Tchu-Tchu") que foi da diretoria da AIESEC comigo ano passado e vai estar em Berlin voltando do intercâmbio dela, em Omã. Já em Praga, vou ficar no apê do Guimba, que veio me visitar em junho! =]

Trajeto!

Comentário random: li que o casamento homoafetivo foi aprovado na Argentina. Nada mais coerente que uma nação que se diz laica e democrática ofereça direitos e deveres iguais a todos,
sem distinção (uma lição bem aprendida em alguns países aqui na Europa e que outros, como a França, parecem estar esquecendo). Não sei até que ponto essa medida teve um caráter marqueteiro mas que é surpreendente dentro de um contexto latino americano isso é, ainda mais em se tratando de políticos, os quais boa parte executam movimentos friamente calculados a fim de não impactar negativamente a sua imagem frente ao eleitorado e, quem sabe, comprometer uma futura provável reeleição. Em ano de eleição, além de boas propostas, acho que vale uma análise do perfil empreendedor do candidato (empreendendor no sentido de empreender novas idéias), não só no que diz respeito a questões polêmicas como o casamento gay mas como todo resto...ousadia é o que dá a liga, ficadica! ;)







5 comentários:

  1. Vini!Polonês é muito louco...bizarro...o q tu escreveu parecia um monte de letras misturadas sem significado nenhum. Adorei a comparação com o unesul. E aqui segue mais uma semana muuuito fria. Boa viagem pela Europa!Ah e Feliz dia do Amigo...é hj!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Aiii eu adoro ler teus posts, meu bem! Me dá um kinda invejinha das tuas viagens, sabia? E eu louca de faceira indo pro meio do mato =)

    TE AMO E TENHO SAUDADES!

    Milhões de beijos amorosos

    ResponderExcluir
  3. Quanto tempo de viagem de Cracóvia até Berlim??

    Esse lance do casamento homoafetivo na Argentina tava dando um mega pano para a manga. A Igreja católica, que lá é fortíssima tanto que o presidente recebe a benção do Arcebispo ao ser empossado, tá fazendo uma mega-pressão.

    ResponderExcluir
  4. Na Finlândia os trens não tinham lugar marcado, mas nunca estavam cheios, daí quando fui de Amsterdã para Bruxelas me surpreendi que o trem foi abatorrado, hehehe, as pessoas levavam as malas no colo, porque no corredor não tinha espaço. O.O'

    ResponderExcluir
  5. pedala muito em berlim por mim, rapaz!
    sobre a lei aprovada na argentina: na minha humilde opinião, pode até ser estratégia de marketing ou não, mas quem ganha é a sociedade e isso é o que importa. de qualquer maneira, já é uma grande evolução pra sociedade e uma baita vitória para a comunidade!

    ResponderExcluir