domingo, 4 de julho de 2010

E a Polônia, como vai?

Eaí, beleza? (Manuela feelings). Tava pensando em sobre o que escrever aqui e cheguei à conclusão que seria interessante falar alguma coisa mais relacionada à Polônia em si, não tanto a intercâmbio ou viagens, eis que me lembrei de uma coisa que me chamou atenção umas duas semanas atrás, no aeroporto esperando meu voo pra Bruxelas.

No saguão, uma fila imeeensa se formava para o check in de um determinado voo, mas fila grande mesmo. Fui ver pra onde tanta gente tava querendo ir e qual minha surpresa: Chicago! A LOT (a "TAM" aqui da Polônia) inclusive tem um voo non-stop Cracóvia-Chicago. Quando voltei de viagem, fui me informar mais sobre isso e lendo aqui e ali descobri que os Estados Unidos foi (foram?) o país que mais recebeu imigrantes poloneses e que Chicago é a maior cidade polonesa fora da Polônia, com mais de 180 mil pesssoas entre imigrantes e descendentes.

O artigo que eu li diz que alguns poloneses, como Tadeusz Kosciuszko, foram importantes em movimentos revolucionários pelas independência dos EUA (tem até um morro chamado Kosciuszko aqui em Cracóvia). Alguns americanos de origem polonesa famosos:

- Scarlett Johansonn (atriz, filha de mãe de origem polonesa);
- Paul Newman (ator);
- Natalie Portman (atriz);
- Daniel Libeskind (arquiteto que projetou o novo complexo do World Trade Center em Nova York);
- Larry e Andy Wachowsky (produtores e diretores de cinema, dirigiram filmes como Matrix e V de Vingança);
- Larry King [Lawrence Harvey Zeiger]: um dos maiores e mais influentes apresentadores de TV dos Estados Unidos;
- Steve Wozniak (co-fundador da Apple);
- Albert Sabin: cientista, descobridor da vacina contra polio.

Steve Wozniak

Além disso, ocorreu hoje o segundo turno da eleições presidenciais por aqui e...nem parecia, hehehe. A coisa aqui se dá de uma forma bem mais discreta em termos de publicidade. Venceu Bronislaw Komorowski, da Plataforma Cívica, liberal e pró União Européia, com 53,1%, presidente interino desde abril. Concorreu com ele o irmão gêmeo do presidente morto em abril, Jeroslaw Kaczynski do Lei e Justiça, conservador e Anti-UE, que ficou com 46% dos votos.

Bronislaw Komorowski

O voto na Polônia não é obrigatório mas pelo o que eu li, a adesão foi grande. O curioso é que as pessoas podem votar em qualquer sessão eleitoral, não necessariamente na sua, por exemplo: se um cara de Cracóvia estiver em Varsóvia e quiser votar, ele pode! É só procurar pela sessão eleitoral mais próxima. Curti isso, bem que poderia ser aplicado no Brasil também (pelo menos nas eleições presidenciais).


Mudando de assunto, sexta, durante o malfadado jogo Brasil X Holanda, estávamos nós lá na sala de TV da empresa assistindo ao jogo, umas vinte e poucas pessoas entre brasileiros, portugueses e simpatizantes. Havia uns poloneses também torcendo...PRA HOLANDA, e sem medo de ser feliz, hahahah! (leia-se, comemoravam efuzivamente cada lace bem sucedido dos holandeses). Éééé, quem acha que o Brasil é unanimidade se enganou, filhote!

Random, pra terminar: o órgão sexual masculino (desnecessário escrever o nome) em polonês se diz chuj (lê-se "rui"...sim, rui, como o nome próprio). Semana que vem, o Rui, amigo do Luís, portuga que mora comigo, vem passear aqui em Cracóvia. HAHAHAHA, já pensou? Combinamos que na rua vamos chamá-lo de "Piroca", pra não expor o rapaz ao ridículo, hehehe, quero só ver...





4 comentários:

  1. Muito simpático da parte de vcs chamar o Rui de "Piroca" para que ele não passe vergonha pelas ruas de Cracóvia, Vini!
    Um pequeno detalhe...

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Scarlett Johansonn!? Agora morri! :P

    Onde eu fui também tinha um monte de gente torcendo para a Holanda... :/

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. agora é alemanha e holanda hein! e tb achei muy simpatico o apelidinho. apesar que piroca tb hein...

    ResponderExcluir
  4. Vini, aqui no Brasil esse ano voltou o voto em transição, ou seja, se eu estiver em qlqr capital brasileira eu posso votar no presida... nao é em qlqr cidade, mas ja estamos avançando né...bjus

    ResponderExcluir