terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Notícias do lado de cá - II


Bom, resolvi ser um pouco menos desnaturado e dar notícias, mesmo tendo chegado há mais de uma semana.

Vou dividir a coisa em tópicos, alguns dos quais pretendo me aprofundar mais adiante. (Obs.: ficou grande o post!)

Despedidas: deixar Cracóvia, a Polônia, os amigos e tudo o que isso representou pra trás não foi fácil, mesmo. Despedir-se nunca é fácil mas essa despedida teve algo que a tornou diferente das outras. Família, amigos e cidade no Brasil eu sei que um dia vou reencontrar, pelo menos com mais frequência, diferentemente das pessoas que conheci neste tempo na Polônia. Agora, cada um vai pra um canto diferente, sabe-se lá onde, quando e se vamos conseguir reunir todos um dia. Só tem uma frase que define bem esse sentimento: é foda. É muito foda. Mas faz parte e a vida segue.

Viagem de vinda: vôo Cracóvia - Zurique com conexão em Berlim, aparentemente tudo em riba. Ledo engano.

Round 1, a bagagem: limite de uma mala de 20 Kg (tolerância de 2 Kg) mais outra de mão de 6 Kg. Cara, te dizer, fazer a tua vida toda caber em 28 Kg N-Ã-O D-Á! Mesmo tendo despachado uma caixa com 13 Kg ainda assim paguei 12 Kg de excesso (100 euros...#meucu).

Round 2, correria: o Pedrão foi pra Espanha fazer um curso de Espanhol agora em dezembro e tinha vôo praticamente no mesmo horário que eu, combinamos de ir juntos. Segunda de manhã, tudo pronto, ligo pro Pedrão e ele: "aluôÔô....vini, que horas são?". Car#lho, o mala perdeu a hora e, pra piorar, nevava bolas de pingue-pongue em Cracóvia (carregar quase 30 Kg de bagagem na neve NÃO é legal). Sei que chegamos em cima do laço no aeroporto, correria mas deu. Detalhe: vim vestindo quatro casacos, não couberam na mala, quase morri. Chegando em Berlim, mais correria, já que o tempo entre um vôo e outro era de só 50 minutos, deusdocéu, COMO eu corri naquele aeroporto pra achar o portão de embarque, nossa! Mas no fim deu tudo certo.

Chegada: tavam me esperando o meu buddy, Matthias e mais uma guria. Me trouxeram pro apê, explicaram um pouco a sistemática das coisas aqui em ZRH, depois me levaram pra comprar um chip novo e comer, gente boa! Tou morando num apê com mais dois trainees, a Immah (queniana, gente finíssima, fez o primeiro intercâmbio dela no Brasil e fala português) e com o Vlad, ucraniano, mais na dele. Tá pra chegar uma turca até o fim do mês. No apê de cima, moram mais quatro: Andreu (espanhol), Daniel (portuga...yeah, tugas everywhere!), Matti (finlandês) e Tsveta (búlgara). Todos são trainees na Kraft. Legal é que o trânsito nos apês é livre e as portas ficam destrancadas, curti isso! A galera parece bem tri, já teve até jantar búlgaro na sexta que a Tsveta fez!

AIESEC Zürich: diferentemente da AIESEC Cracóvia, são inclusivos e gostam de ter os trainees partipando da vida do CL! Quarta passada fui a uma reunião geral e me senti em casa, eles são bem parecidos conosco, nas piadas, jeito, enfim, perfil em geral. E as reuniões são em inglês tendo em vista que alguns membros são estrangeiros que tão estudando aqui. Amanhã tem eleição do novo EB, me convidaram pra ir, se der, vou. Vamvê se a boa impressão se mantém.

Trabalho: ainda tou aprendendo, portanto, às vezes ainda fico meio no vácuo mas tá tri. A empresa é ótima, clima descontraído, a maioria absoluta dos funcionários é estrangeira, logo, toda a comunicação se dá em inglês. No time em que eu trabalho trabalham um canadense, um inglês, um eslovaco além do nosso chefe, que é alemão. Além disso, tem chocolate de graça, weee /O/ mas vou me controlar, senão saio daqui direto pra uma cirurgia de redução de estômago! :S

Zurique: embora bem menor do que Cracóvia (pouco menos de 400 mil hab.) é infinitamente mais cosmopolita. Por se tratar de um centro financeiro e de negócios de importância mundial, atrai pessoas de todos os lugares e, de fato: numa volta pela cidade se vê asiáticos, latinos, europeus, africanos e porae vai, bacana. Bastante limpa e organizada, me abri pro sistema de transporte público, super eficiente (meu chefe disse que o sistema de transporte público suíço é famoso inclusive na Alemanha). Por exemplo, pra chegar ao trabalho eu pego dois trens e um tram mas essa função toda leva meia hora, no máximo. Preços: são altos pra quem vem com alguma moeda que não Franco e que valha menos...se tu ganha em Francos ou vem com euros é sussa...achei Amsterdam, por exemplo, mais cara em geral.

No mais, tudo indo. Procurando encontrar meu lugar aqui ainda, me sentir parte (pela experiência anterior, acho que leva mais um mês pelo menos). Às vezes, dá uma preguiça ter que construir relações, identidade e tudo isso de novo, do zero...mas a opção foi minha e tou feliz!
No fim, ficou gigante o tópico, era mais pra dar notícias mesmo. Com o tempo, posto fotos e me aprofundo mais nos assuntos! :)

beijo pra quem é de beijo.

4 comentários:

  1. aeee, vinão! tá chic!
    espero que teu amigo matthias seja tão legal quanto eu.
    e não me vem com preguiça! com o polonês eu te dei uma folga. agora, se chegar aqui sem falar alemão, apanha de vara! *tenso*
    viel spass und vergnügen!

    ResponderExcluir
  2. Vine, que leal que está indo tudo bem. ;) Adorei que a @ aí funciona em inglês, isso é muito legal, na Finlândia também era assim. Boa sorte e keep us informed of your moves! :PP

    ResponderExcluir
  3. Que bom ler teu blog de novo. Muito legal.
    Vamos aguardar o próximo e as fotos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Vini!! Simplesmente ADOREI seu post! achei muito engraçado e rachei os bico do seu jeito de contar as coisas! Saudade docê! bjs Tassinha

    ResponderExcluir