sexta-feira, 9 de abril de 2010

Romani per tre giorni

Não, eu não traduzi o título do post no Google Translate, afinal, um semestre de aulas de italiano e escutar a mãe assistir à RAI de vez em quando me permitiu ter uma compreensão mínima (ainda que em um nível Topeira Master) da língua.

Só tenho uma coisa a dizer sobre a viagem: sensacional! Não tem outra definição, Roma é a materialização de boa parte de todas aquelas coisas que o cara via nos livros de História e nos filmes e que pareciam tão distantes!

Durante os nossos dias por lá, foi nossa guia a Lela (Eleonora) italiana de Roma mesmo, amiga do Gabriel que passou um tempo em São Paulo ano passado! Bah, muito querida a guria, montou um roteiro pra nós, deu altas dicas de onde ir e como fazer pra ir, nos acompanhou em vários passeios, enfim, gente fina pra*aralho! Depois, se juntou a nós o namorado dela, o Marco, cara muito gente boa também! No sábado à noite nos levaram numa cantina muito confirmada, fomos passear, comemos pasta, bebemos vinho, fomos numa festa na praia (sim, Roma tem praia de mar, a uns 30 Km do centro...ventania e frio, eu e o Ovelha nos sentimos em Capão, hahahah!!!).

Cantina

Lela e Marco...aprenderam a técnica do mini hang-loose direitinho, heheh...

Chegamos na sexta pela manhã, largamos as coisas no hostel e fomos bater perna! Logo na chegada, bateu aquela sensação boa de se sentir meio que em casa, saca? Nossa, muito bom poder entender (ou pelo menos deduzir) o que está escrito nas placas, nos cardápios, no jornal, enfim! Além disso, Roma tem um uma sistemática muito própria, um jeito latino de ser que nos é muito familiar, com a vantagem de estar na Europa, hahaha! Nada como pisar na faixa de segurança e os carros pararem, ô delícia! Já se fosse em Porto Alegre, hehehe....

Nos dias seguintes, fizemos todo o roteiro básico de turistas na cidade: Vaticano (Museus Vaticanos, Basílica de São Pedro e Praça de São Pedro), Coliseu, Foro Itálico, Foro Romano, as 1817287897 praças da cidade (Piazza Spagna, Piazza Navona, Piazza del Popolo, Piazza de la Repubblica, etc, etc...), Pantheon, Igrejas, Basílicas...

Por sinal, vendo aquela opulência toda do Vaticano cheguei a uma conclusão: a Igreja Católica é uma das maiores (senão A maior) multinacional do mundo. Fato. Meo, o business dos caras é muito bem estruturado, até banco próprio eles tem!!! Nota: pra entrar na Basílica de São Pedro, a fila tava giganteeesca, sério, certamente mais de 10 mil pessoas, muita gente! Foi quando o Gabriel foi até um guichê pegar os ingressos para a missa de Páscoa celebrada pelo Papa (que por sinal, não fomos) e conseguiu entrar pelo outro lado...ahh, pra que, né? Fomos também, hehehe...brasileiramos legal nessa, mas valeu a pena, à parte da questão religiosa, a Basílica como um monumento artístico/histórico é algo realmente fascinante, gigantesco, vale a visita!

Roma Top Facts:

1) Vespas/scooters: uma das marcas registradas da cidade, tão por todos os lugares e em grande quantidade.

2) Smart: o carrinho é outra presença constante, tem muuuuitos lá, mesmo! Em alguns lugares, chegava a ter três estacionados, um atrás do outro! O Marco contou que o Smart faz muito sucesso em Roma porque na cidade é muito difícil de estacionar, principalmente por conta da grande quantidade de carros e pelas ruas estreitas muitas vezes.

3) Gelatto: FAN-TÁS-TI-CO! O melhor sorvete que já tomei na minha vida sem dúvida! A Lela nos levou numa gelatteria no centro, a mais antiga de Roma, pedi um sorvete médio de limoncello (espécie de licor de limão muito popular por lá), côco e chocolate...por cima ainda colocam uma pazada de chantilly...sabor e satisfação garantidos por apenas € 3,50! =)

4) Pizza: bem que ouvia dizer que a pizza italiana não tinha nada de mais...é, de fato, não tem nada de mais. A massa é super fina e quebradiça, o molho, meio sem graça e o recheio, cenográfico. Pizza é um raro caso em que os supostos “inventores” fazem pior do que os que copiam, no caso, nós, heheh...

5) Indianos: por todos lados. De todos os tamanhos. Vendendo todas as coisas possíveis e imaginárias. Incrível, nunca imaginei que fosse ver tanto indiano numa cidade! Inclusive, foi de um deles que compramos as capas de chuva rosa que estamos usando nas fotos...ahh, domingo tava chovendo, a gente não ia perder um dia de passeio, né? Hahaha, coisa linda, eu, o Ovelha e o Gabriel parecíamos uns Teletubbies...

6) Uma simples caminhada por uma ruazinha qualquer pode acabar se tornando um baita passeio...tu vira uma esquina qualquer e pá! Dá de cara com um monumento/sítio arqueológico muito foda!

Monumento à Pátria (ou ao Rei Vittorio Emanuelle)

Bom, só sei que valeu cada centavo a viagem e, por falar nisso, tinha colocado a meta: ir com € 215,00 e fazer a viagem (contando o hostel) render dali, sem usar o cartão de débito pra nada eee...VITÓRIA!!!! Voltei com € 7,55!!! \O/ Ser economista e ter sido VP Finanças adiantaram pra alguma coisa afinal, hahahah!

Nota random: heheh, algumas placas de Roma dão muita margem a interpretações engraçadas, tipo essas:

"Permitido utilizar as escadas como tobogã"

"Permitido atirar-se do alto do castelo"

"Ao ficar com a mão presa na porta, faça tumbs up!"

"Ao ficar preso na porta do metrô, encoxe-a"

"Ao ficar preso na porta do metrô, acene!"

Chegamos de volta na segunda de manhã...detalhe: o feriado de Páscoa na Polônia é na segunda, não na sexta, a cidade tava absolutamente morta, TUDO fechado, ninguém na rua, nem a praça de alimentação do shopping aberta! Tivemos que pegar o almoço no Mc mesmo. Mais tarde, o pessoal que mora aqui há mais tempo disse que feriado religioso é levado muito a sério na Polônia, o dia é pra passar com a família mesmo, tudo fica morto, as festas não bombam, as pessoas ficam em casa, enfim. Bom saber disso pra me programar e cascar fora daqui no Natal, hehehe....

Fotos da viagem aqui (coloquei legenda e algumas delas).

Agora, foco na próxima viagem, em maio, Budapeste!!! Pode me esperar com o chima pronto, Gutão! =P